Notícias de saúde

BRASIL: Ambulatório dos Viajantes Será Inaugurado Hoje

São Paulo, 19 de Janeiro (eHealthLA). O Ambulatório dos Viajantes, uma parceria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde começa a funcionar m São Paulo. O ambulatório será o maior centro da América Latina de medicina do viajante, serviço médico que orientará as pessoas sobre as doenças que podem ser adquiridas em viagens a regiões endêmicas, como Norte e Nordeste do país.

Segundo o infectologista Marcos Boulos, idealizador da iniciativa, as doenças mais comuns entre as pessoas que viajam são diarréia, febre amarela, malária e hepatite A e B. "A idéia é montar um serviço realmente importante para oferecer orientação preventiva, diagnóstico e tratamento a viajantes", destacou o médico. A diarréia infecciosa, causada por água ou alimentos contaminados por bactérias ou outros microorganismos, atinge até 50% das pessoas que vão para áreas tropicais do país.

Segundo Boulos, os viajantes irão receber um manual de orientação que oferece um panorama geral das principais doenças, com informações sobre as áreas onde ocorrem, as medidas de prevenção e os cuidados. O especialista explica que pessoas com viagens marcadas para áreas endêmicas devem procurar o serviço pelo menos 30 dias antes do embarque. Isto porque muitas vacinas precisam ser tomadas com antecedência como a da hepatite B, por exemplo, que deve ser aplicada pelo menos em duas doses, com intervalo de um mês.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários