Notícias de saúde

HC Cria Ambulatório Para Orientar Viajantes Sobre Doenças

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Vai ser inaugurado na sexta-feira, em São Paulo, o maior centro da América Latina de medicina do viajante, serviço médico que orientará as pessoas sobre as doenças que podem ser adquiridas em viagens a regiões endêmicas, como Norte e Nordeste do país.

O Ambulatório dos Viajantes, uma iniciativa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde, vai atender gratuitamente pessoas que se preparam para viajar e aquelas que retornam de regiões endêmicas com algum tipo de sintoma de doenças como diarréia, malária, febre amarela, entre outras.

"A idéia é montar um serviço realmente importante e grande para oferecer orientação preventiva, diagnóstico e tratamento a viajantes", disse o infectologista Marcos Boulos, idealizador do ambulatório, à Reuters.

De acordo com Boulos, o ambulatório foi criado a partir da necessidade de serviços de saúde capacitados no diagnóstico e tratamento dessas doenças na cidade de São Paulo, além da colaboração com a Sucen.

O infectologista explicou que todas as pessoas que procurarem o serviço receberão orientações sobre as doenças endêmicas na região de destino, assim como informações sobre as vacinas que devem ser tomadas ou outras medidas de prevenção, caso necessário.

"Além disso, os viajantes vão receber um manual de orientação que oferece um panorama geral das principais doenças, com informações sobre as áreas onde ocorre, as medidas de prevenção e os cuidados", explicou Boulos.

O manual contém ainda o endereço e o telefone do ambulatório e, em breve, suas informações estarão disponíveis no endereço eletrônico do Ambulatório dos Viajantes.

"Esperamos que até final de fevereiro a página já esteja online", disse Boulos.

Futuramente, o ambulatório pretende distribuir o manual em aeroportos e rodoviárias, segundo o infectologista.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários