Notícias de saúde

Grã-Bretanha Vai Investigar Escândalo de Corpos em Hospital

18 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Autoridades de saúde britânicas ordenaram uma investigação urgente sobre as causas que levaram um hospital a armazenar sete corpos no chão de uma sala não-refrigerada.

Os corpos foram enrolados somente em lençóis e mantidos por mais de 24 horas em três dias separados na capela do hospital Bedford, cujo necrotério estava lotado.

"Isso não deve acontecer nunca mais", disse um porta-voz do hospital, em entrevista à rádio BBC na segunda-feira.

"Essa é uma questão de honra...Não quero prejulgar o que a investigação vai afirmar, mas algo tem que ser feito", acrescentou o porta-voz.

As fotos dos corpos enfileirados, um com a cabeça e os pés expostos, foram publicadas em jornais britânicos na segunda-feira, aumentando a desconfiança do público em relação ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico.

O Hospital Bedford afirmou que um de seus necrotérios está temporariamente desativado e que diversos corpos tiveram que ser colocados no chão da capela.

O NHS disse que a situação é "completamente inaceitável".

"Não existe desculpa para esse tipo de ação e as pessoas responsáveis serão julgadas", disse Nigel Crisp, executivo-chefe da seção do NHS que administra o hospital Bedford.

"Pedi uma investigação urgente sobre as circunstâncias (do caso) que vai começar imediatamente", acrescentou Crisp.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários