Notícias de saúde

Brasil: Alimentos Colocados em Dúvida pela Anvisa, Continuam em Análise

São Paulo, 9 de Janeiro de 2001(eHLA). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde determinou que as vigilâncias estaduais de todo o país interditem 14 marcas de doce de amendoim e uma marca de milho de pipoca. A vigilância sanitária do Distrito Federal encontrou a toxina Aflatoxina, produzida por dois tipos de fungos, em lotes de marcas que estavam sendo vendidas no comércio local. Esta substância é relacionada a doenças como câncer e hepatite B.

Segundo o diretor de Alimentos e Toxicologia da Anvisa, Ricardo Oliva, a interdição cautelar é válida por um período de 90 dias, sendo que neste período deve ser realizada a análise laboratorial para saber se existe ou não a contaminação pela Aflatoxina ou qualquer outra irregularidade no produto. Se alguma análise der resultado positivo o produto deverá ser recolhido do mercado e destruído. "O risco de que alguém venha a ter câncer ou hepatite B comendo amendoim ou pipoca é inexistente, mas temos que garantir a qualidade dos produtos colocados à disposição da população. Por isso, as marcas serão analisadas em todo o país”, explica.

Segundo ele, a contaminação do amendoim pelo fungo ocorre no campo e pode se agravar em condições adversas de armazenamento. Danos mecânicos causados por insetos ou durante a colheita favorecem a penetração do fungo e a conseqüente produção da toxina. O diretor salienta que os fabricantes de doces devem escolher muito bem a matéria-prima usada na linha de produção, para evitar que o produto final colocado para consumo não atenda aos padrões sanitários.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários