Notícias de saúde

Brasil: Câmara dos Deputados Aprova Distribuição Gratuita de Remédios para Diabetes

São Paulo, 07 de Dezembro de 2000(eHLA). Os portadores de Diabetes mellitus poderão vir a receber gratuitamente medicamentos e dispositivos necessários ao seu tratamento. Um projeto de lei, do ex-deputado Ivandro Cunha Lima, foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, em Brasília. O tremo, prevê ainda a implantação de um Cadastro Nacional de Beneficiários. A manutenção dos estoques de medicamentos será controlada pelas secretarias estaduais de Saúde, sob a orientação da coordenação local do Programa de Prevenção e Controle do Diabetes .

No Brasil, estima-se haver mais de 5 milhões de diabéticos, projetando-se mais de 11 milhões para 2025. A doença concentra-se na faixa de 60 a 69 anos (17,43% da população na faixa etária possui Diabetes) e afeta homens e mulheres igualmente. Atualmente, os custos econômicos diretos e indiretos decorrentes dos gastos com a doença representam de 5 a 14% dos gastos em saúde no Brasil. Nos Estados Unidos, os gastos com o diabetes ficam em torno de US$ 138 bilhões/ano.

Doença é a Quarta Causa de Morte no Brasil

O diabetes mellitus apresenta uma síndrome sistêmica, crônica e evolutiva caracterizada pela alteração do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, decorrente da falta de insulina ou da sua incapacidade de agir adequadamente. Segundo o endocrinologista Rogério F. de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o excesso de glicose no sangue, caracterizado por hiperglicemia está presente, e dentre as complicações que surgem no curso evolutivo da doença, encontram-se alterações macrovasculares, microvasculares e neurológicas. “Trata-se da quarta causa de morte no Brasil, com alta taxa de morbidade, além de mortalidade”, alerta o médico. O termo "diabetes" foi primeiro usado no segundo século D.C., e significa excessiva emissão de urina, achado freqüente na doença. A palavra "mellitus" provém do latim, traduzindo-se em "adoçado com açúcar", em referência à presença de glicose na urina dos pacientes.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários