Notícias de saúde

Campanha Nacional Vacina mais de 3 Milhões no Brasil

Lançada oficialmente neste sábado pelo Ministério da Saúde , a campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomelite , já atingiu mais de 3 milhões de crianças de zero até cinco anos de idade.

Em 1999, foram registrados aproximadamente 700 casos e até junho de deste ano, apenas 29 casos. O número de crianças vacinadas em 2000, representa aproximadamente 20% da meta estabelecida pelo Governo Federal. Esperava-se cerca de 16,5 milhões de crianças. Os números parciais da campanha, foram apresentados na tarde de sábado pela direção da Fundação Nacional de Saúde - Funasa. O resultado final da campanha nacional realizada ontem deverá sair somente no mês de julho.

Para realizar esta campanha, o governo gastou R$ 62,5 milhões, aplicados na compra de vacinas, seringas e nas despesas operacionais. O recurso se refere aos gastos com as duas etapas da campanha. A segunda etapa vai acontecer no dia 19 de agosto.

Segundo a Fundação Nacional de Saúde, a campanha transcorreu sem maiores problemas, apenas em alguns estados como o Paraná e Rio Grande do Sul, a população teve dificuldades em chegar até os postos de vacinação, em conseqüência de fortes chuvas que aconteceram nas regiões. Nestes estados, o período de vacinação será estendido até o dia 23, para a poliomelite e até o dia 30 para o sarampo.

Na campanha do ano de 1999 foram vacinadas cerca de 23% das crianças, no mesmo horário e dia. A diferença entre 99 e 2000, segundo a Fundação Nacional, está ligada a dificuldade que os estados do país tiveram no repasse dos dados da vacinação para a Funasa.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários