Notícias de saúde

Alemães Recomendam Veto a Doação de Sangue Britânico

BERLIM (Reuters) - Especialistas aconselharam o ministro da Saúde alemão a proibir pessoas que viveram na Grã-Bretanha de doar sangue e plasma devido à ameaça de transmissão de doença da vaca louca, afirmou o ministro na sexta-feira.

O grupo de trabalho de sangue recomendou que aqueles que viveram na Grã-Bretanha por mais de seis meses entre 1980 e 1996 sejam excluídos devido aos temores de que a forma humana da doença da vaca louca possa ser transmitida através de transfusões de sangue.

O ministro da Saúde alemão, Andrea Fischer, acolheu a recomendação.

De acordo com uma porta-voz do ministério, esta é uma "recomendação importante", mas não representa uma ordem oficial do governo.

Dezenas de pessoas morreram na Grã-Bretanha da nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), que tem sido relacionada ao consumo de carne de gado com encefalopatia espongiforme bovina (BSE), a doença da vaca louca.

"Mesmo que o risco de transmissão de vCJD através de sangue seja somente um risco hipotético não provado cientificamente ainda, a posição do grupo de trabalho sobre sangue é uma contribuição para melhorar a qualidade de hemoderivados", disse Fischer em um comunicado.

Segundo o ministro, a recomendação dos especialistas também pode ajudar a reduzir o perigo ainda não excluído de que pacientes podem ser infectados com vCJD através de produtos de sangue.

Ainda não foi relatado qualquer caso de transmissão de vCJD através de transfusões de sangue ou uso de produtos de sangue, mas um estudo recente publicado por pesquisadores escoceses no jornal médico The Lancet demonstrou que a transmissão de vCJD e BSE podem ser possíveis por transfusão de sangue.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários