Notícias de saúde

Planos de Saúde Vão Ficar Mais Caros?

A criação do Plano de Contas-Padrão, que vai regulamentar os planos de saúde privados que operam no País, é boa para o consumidor? O coordenador da comissão econômica da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) acha que não. Wagner Barbosa de Castro diz que "como toda regulamentação do setor, é mais um ingrediente que tem impacto de custo sobre as empresas”.

Segundo as entidades de defesa do consumidor vêem a resolução como um avanço. "Será mais fácil avaliar os reajustes pleiteados pelas empresas", diz Elisete Miyazaki, da Fundação Procon de São Paulo. Segundo Mário Scheffer, representante dos consumidores no Conselho Nacional de Saúde, será possível saber quanto as empresas gastam com tratamento, publicidade e administração.

O novo Plano de Contas-Padrão tem como objetivo controlar uma indústria que é motivo de confusão há anos. Os planos de saúde ocupam o segundo lugar no ranking de atendimento da Fundação Procon de São Paulo. De janeiro a julho, o órgão recebeu 8.149 pedidos: 7.133 consultas e 1.016 reclamações. Nas reclamações, o setor ocupa o terceiro lugar.

Reajustes, principalmente por faixa etária, e não-autorização para exames e procedimentos são os principais motivos das reclamações em São Paulo. "Vamos levar o ranking para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mostrando o quanto essas empresas prejudicam o consumidor", diz Lúcia Helena Magalhães, do Procon.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) mostra que os aumentos das mensalidades dos planos de saúde estão acima dos três principais custos dessas empresas - pagamento de consultas, exames e hospitais. De 1996 a abril deste ano, as mensalidades subiram, em média, 93,4%. No mesmo período, o gasto das empresas com consultas aumentou 28,09% e com hospitais, 14,6%. O custo dos exames caiu 3,63%. A inflação do período variou de 23,89% a 34,94%, dependendo do índice considerado.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários