Notícias de saúde

Fiocruz Inaugura Centro de Pesquisas na Amazônia

Genética dos mosquitos, o avanço da malária nos centros urbanos e os bioinseticidas são alguns dos temas que serão estudados no novo centro de pesquisas. Desenvolver ações de ciência e tecnologia em saúde no ambiente amazônico é o ambicioso projeto da Fiocruz, através do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane, em fase de implantação em Manaus.

Seus objetivos são desenvolver pesquisas sobre as doenças existentes na Amazônia Ocidental, participar das políticas regionais de saúde e capacitar recursos humanos. Trabalhando em articulação com instituições regionais, nacionais e internacionais, o Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane pretende atuar através de quatro principais programas: Ensino e Tecnologia em Saúde; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; Informação e Comunicação em Saúde; e Desenvolvimento e Gestão Institucional.

Maior floresta tropical do planeta e dona de um patrimônio genético incalculável, a Amazônia permanece um desafio.

Entre outras linhas de ação, seus programas abrangem projetos de pesquisa em saúde de populações indígenas, epidemiologia de endemias amazônicas, mapeamento da biodiversidade, biologia molecular de agentes e vetores de doenças, violência urbana e ainda disponibilizarão e difusão de informações sobre doenças na Amazônia. Ao estabelecer-se em definitivo na Amazônia, a Fiocruz continua uma tradição iniciada já na primeira década do século XX, através de inúmeras expedições científicas.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários