Notícias de saúde

Beber Pode Ser Bom Para os Ossos

Para mulheres com mais idade, o consumo de álcool pode prevenir a perda de densidade óssea.

De vez em quando, a ciência apresenta notícias intrigantes. Cientistas finlandeses acabam de apresentar um estudo que mostra que beber moderadamente faz bem para mulheres mais velhas. Segundo o estudo, o álcool ajuda a prevenir a perda óssea, comum depois da menopausa. O Dr. A. Salonen, da Universidade de Kuopio, na Filândia, diz que as mulheres que consomem até 15 doses semanais de cerveja, vinho ou bebidas destiladas têm menos chance de apresentarem perda óssea do que aquelas mulheres que não bebem nada que contenha álcool.

O estudo foi feito com quase 1.100 mulheres que já tinham passado da menopausa. A densidade óssea dessas mulheres foi testada em dois períodos, o primeiro entre 1989 e 1991, e o segundo entre 1994 e 1997.

Elas foram separadas em três grupos: o primeiro daquelas que não consumiam álcool; o segundo, das que tomavam entre uma e sete doses semanais; e o terceiro que tomavam entre sete e 15 doses por semana. As mulheres que consumiam mais de 15 doses foram excluídas do estudo. Depois de seis anos, descobriu-se que a densidade mineral do osso entre as mulheres que não bebiam era a menor.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários