Notícias de saúde

Antiga Versão de Pílula Pode Aumentar Risco de Câncer de Mama

CHICAGO (Reuters) - O uso de anticoncepcionais comercializados antes de 1975 pode aumentar o risco de câncer de mama entre parentes próximas de vítimas da doença, segundo revela um estudo divulgado esta semana.

Nos últimos anos, pesquisas têm dissipado a idéia de que os anticoncepcionais são um fator de risco para o câncer de mama.

Um estudo da Clínica Mayo, no entanto, com 426 famílias de Minnesota demonstrou que certas mulheres sob risco que tomaram a pílula antes de 1975 devem ter motivos para se preocupar.

Além disso, o estudo pode trazer boas notícias a mulheres que tomaram formulações mais modernas de pílulas produzidas desde 1975, que contêm dosagens menores dos hormônios que previnem a gravidez e, até agora, não representaram risco maior de desenvolver câncer de mama.

A pesquisa, coordenada por Dawn Grabrick, do Centro de Câncer da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, está publicada na edição desta semana de Journal of the American Medical Association.

O histórico familiar é um fator de risco para o câncer de mama conhecido, especialmente entre mulheres com mutações dos genes BRCA1 e BRCA2.

Grabrick e sua equipe acompanharam mulheres por mais de 50 anos e descobriram que, em famílias com três vítimas de câncer de mama diagnosticadas entre 1944 e 1952, suas irmãs e filhas que tomaram anticoncepcionais antes de 1975 apresentavam um risco três vezes maior de desenvolver a doença.

Famílias com cinco vítimas da doença tinham o risco aumentado 11 vezes, caso suas irmãs e filhas tomassem pílulas.

De acordo com o estudo, no entanto, não houve maior risco de câncer de mama entre usuárias de anticoncepcionais entre as 3.002 netas e sobrinhas das vítimas de câncer ou entre mulheres que se casaram com pessoas da família.

A ausência de risco de câncer entre a geração seguinte pode ser devido a sua idade relativamente jovem, afirmou Wylie Burke, da Universidade de Washington, em Seattle, em um editorial que acompanhou o estudo.

Burke acrescentou que essa ausência pode ter mais relação com novas formulações de pílulas que contêm dosagens muito menores de estrogênio do que outras acusadas de aumentar o risco de câncer de mama.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários