Notícias de saúde

Aumenta o número de consultas de crianças por déficit de atenção/hiperatividade

23 de março de 2017 (Bibliomed). Aproximadamente 6,1 milhões de consultas médicas no período de 2012 até 2013 foram feitas por crianças com idades entre quatro e 17 anos com um diagnóstico primário de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), de acordo com um artigo publicado recentemente pelos U.S. Centers for Disease Control and Prevention's National Center for Health Statistics (NCHS).

O número representa 6% das visitas de todas as crianças ao médico em 2013. A porcentagem aumentou quando comparada à última década, quando 4% das consultas médicas eram relacionadas com TDAH.

A taxa de visitas por TDAH foi mais de duas vezes maior para meninos do que para meninas. Meninos visitaram o médico a uma taxa de 147 por mil, em comparação com 62 por 1.000 para as meninas. Quarenta e oito por cento das visitas de crianças por TDAH ocorreram com pediatras, sendo 36% em visitas aos psiquiatras e 12% com médicos de família. Vinte e nove por cento dos diagnósticos de TDAH também incluíram um transtorno adicional de saúde mental, especialmente transtorno de humor episódico e ansiedade.

Oito em cada dez consultas médicas para TDAH resultou em uma receita de droga estimulante do sistema nervoso central.

Fonte: NCHS Data Brief No. 269, January 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários