Notícias de saúde

Suicídio é responsável por 32 mortes por dia no Brasil

19 de setembro de 2016 (Bibliomed).

Quem passa pelo Castelo da Fiocruz percebeu que ele está iluminado de amarelo, e assim permanecerá durante todo o mês de setembro. O objetivo é valorizar a vida e chamar a atenção para o suicídio que, apesar de ser responsável por 32 mortes por dia no Brasil, ainda é tratado como tabu pela sociedade. Para a Fiocruz, este é um problema de saúde pública e a estatística somente será reduzida com esclarecimento e prevenção.

A campanha é uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Um marco importante para colocar em pauta a questão foi a definição de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo o relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. O relatório revela que, anualmente, mais de 804 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Cerca de 75% dos casos ocorrem em países de rendas média e baixa. De acordo com especialistas, uma das maiores causas de tentativas de suicídio são os transtornos do espectro depressivo. Os estudiosos observam ainda que quem tenta suicídio pede ajuda.

A OMS afirma que é possível prevenir suicídios - mais de 90% poderiam ser evitados, segundo a agência. Para isso, defende, entre outras iniciativas, a adoção de uma abordagem multisetorial abrangente, já que muitos países não têm uma estratégia nacional de prevenção. No Plano de Ação de Saúde Mental 2013/2020 da OMS há uma meta de reduzir em 10% os índices de suicídio.

Em relação às faixas etárias, segundo os dados do relatório, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos. O documento, porém, mostra que as taxas de suicídio são maiores entre os que têm mais de 70 anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários