Notícias de saúde

Novo Site Sobre Câncer de Mama Promete Informação Eficaz

Por Chris Cunningham

NOVA YORK (Reuters Health) - A maioria das pessoas que faz sua própria pesquisa médica pode facilmente se sentir perdida em meio aos 9,5 milhões de sites voltados para saúde, atualmente disponíveis na Internet.

Agora, as internautas que navegam na rede à procura de informações sobre câncer de mama têm onde encontrar informações precisas e confiáveis por meio de uma nova ferramenta de busca, o Hot Topics, que pesquisa os sites de um grupo de organizações especializadas.

Ao todo, são 17 organizações de serviço público nacionais, associações profissionais e órgãos governamentais como a American Cancer Society (Sociedade Americana de Câncer), The Susan G. Koman Breast Cancer Foundation ( Fundação Susan G. Koman para o Câncer de Mama) e National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer).

Lançado em outubro para marcar o décimo quinto aniversário do National Breast Cancer Awareness Month (NBCAM, sigla para mês da consciência nacional sobre o câncer de mama), o site -- cujo endereço é http://www.nbcam.org -- foi desenvolvido pelo conselho como uma resposta às preocupações causadas por sites que divulgam informações pouco consistentes ou mesmo errôneas.

O site foi organizado a partir das dúvidas mais freqüentes sobre o câncer de mama, com dados que vão desde locais que estão realizando pesquisas até as causas genéticas do câncer, passando por dicas de como pagar o tratamento.

"Posso garantir que esse é realmente o melhor site no que se refere a informações precisas e atualizadas sobre câncer de mama", disse à Reuters Health, a coordenadora nacional do NBCAM, Bette Iacino. "No caso do câncer de mama, informação imprecisa é muito mais que um simples aborrecimento", observou Iacino. "Pode levar as mulheres a assimilar conceitos errados e tomar decisões que põem sua saúde em risco".

Um trabalho indicou que apenas 47 por cento de 160 Web sites de saúde escolhidos aleatoriamente foram produzidos por organizações sérias das áreas de saúde e direitos e orientação do consumidor.

O site não apenas fornece às mulheres informação acurada e atualizada confiável, diz Iacino, mas também números de telefone de chamada gratuita de centros que contam com pessoal treinado para tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

Iacino explicou que é comum para internautas interessados na área médica se apegar à primeira informação que aparece, sem se preocupar em analisar outras opiniões. "Muitas vezes confiamos demais em comentários e informações pouco precisas", observou a especialista.

O câncer de mama é a segunda causa de morte por câncer, ficando atrás apenas do de pulmão. Este ano, estima-se que 182.800 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados nos Estados Unidos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários