Notícias de saúde

Doe Sangue, Sempre há um Hemocentro Precisando Perto de Você

A doação de sangue, simples e indolor, é a forma mais antiga de transplante humano doado em vida pelo portador que estará salvando diversas pessoas ao mesmo tempo. Apesar do aumento de doações de sangue no Brasil nos últimos anos, os serviços de saúde seguidamente ficam com os seus estoques baixos ou vazios, muitas vezes prejudicando centenas de pessoas que sofrem algum acidente grave ou necessitam de cirurgia e procuram os hospitais para atendimento.

Sangue Seguro

Neste ano, a OMS elegeu como tema o Sangue Seguro para comemorar o Dia Mundial da Saúde, ocorrido no dia sete de abril; na ocasião o Brasil foi elogiado pela qualidade do controle nacional do sangue e derivados pela diretora geral da Organização, Gro Halren Bruntland.

Dados da organização indicam que apenas 60% das 75 milhões de unidades de sangue doadas anualmente no mundo são consumidos por apenas 17% da população mundial, todas localizadas em paises desenvolvidos. Cabe, portanto, aos paises em desenvolvimento, cerca de 40% da oferta mundial para 83% da população restante. E é nesse contingente de pessoas que o controle costuma ser mais precário, prejudicando a saúde pública dos paises.

Como doar

A primeira pessoa a ser beneficiada com doação é o próprio doador, pois cada vez que for ao Hemocentro para doar, são feitos diversos exames para ver se o sangue é saudável; entre eles hepatite B e C, HIV, HTLV 1 e 2 , doença e chagas.

A doação é um processo simples, seguro e rigorosamente controlado pelas entidades de saúde. Um homem pode doar a cada dois meses e uma mulher a cada três meses. O organismo do doador repõe em algumas horas os cerca de 450ml de sangue que corresponde a aproximadamente 10% do volume total de sangue. O doador constante ou fidelizado – nome dado para aquele que faz mais de três doações por ano - é o que apresenta menor risco por que seu sangue estará sendo testado seguidamente.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários