Notícias de saúde

Efeito placebo poderia estar relacionado à acupuntura para dores nas costas

11 de março de 2015 (Bibliomed). O tratamento com acupuntura para dores nas costas tem uma maior possibilidade de ajudar as pessoas que acreditam que o tratamento irá funcionar, sugere nova pesquisa.

O novo estudo incluiu 485 pessoas que receberam um tratamento de acupuntura para dores nas costas e completaram questionários antes de começarem o tratamento, e aos dois e três meses durante tratamento, e depois novamente aos seis meses após o tratamento.

Os pacientes que tinham uma baixa expectativa da acupuntura antes que começaram a terapia tiveram menos benefícios do que aqueles que acreditavam que o tratamento iria funcionar, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra.

Os resultados, publicados na edição de março da revista médica Clinical Journal of Pain mostraram que fatores psicológicos estiveram consistentemente associados à incapacidade relacionada à dor nas costas.
O estudo enfatiza a influência do efeito placebo na dor. O processo pelo qual o processamento do cérebro de emoções diferentes em relação ao seu tratamento pode influenciar os resultados é uma área muito importante para a pesquisa.

Fonte: University of Southampton, news release, Feb. 12, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários