Transtorno de estresse pós traumático dificulta identificação de emoções

Comment

Comportamento

O transtorno de estresse pós traumático acontece como uma consequência da exposição de uma pessoa a situações traumatizantes. Ele pode fazer com que o indivíduo passe por diversos problemas, como ansiedade, restrição afetiva, flashbacks, medo, angústia e horror.

Existem pesquisas que associam esse transtorno a maiores dificuldades de a pessoa identificar, vivenciar e descrever emoções. Um novo estudo (publicado no periódico Cortex) aponta que ele pode também afetar a habilidade de o indivíduo identificar expressões faciais, quando comparado a pessoas saudáveis. Cientistas exibiram imagens de rostos representando emoções básicas – felicidade, raiva, medo, surpresa, nojo e tristeza. Os participantes que sofriam de transtorno de estresse pós traumático tiveram problemas para identificar as faces que demonstravam medo e tristeza. Os pesquisadores acreditam que isso pode acontecer porque o transtorno pode provocar mudanças na forma como os processos cerebrais são feitos.

Existe tratamento para esse transtorno. Com o acompanhamento de profissionais, é possível que o indivíduo supere o trauma e tenha vida normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *