Participação dos pais na educação é a mais importante que qualidade da escola

Comentar

Comportamento

Muitos pais se esforçam para pagar as melhores escolas dos filhos e acreditam que só isso basta. Contudo, estudo realizado em parceira pela Universidade da Carolina do Norte, a Brigham Young e a Universidade da Califórnia, todas nos Estados Unidos, mostra que o envolvimento dos pais na educação da criança é mais importante do que a qualidade da escola.

De acordo com os especialistas, o ideal é que os pais participem da vida escolar dos filhos, verificando a lição de casa, participando dos eventos promovidos pela instituição e mostrando ao filho a importância da escola na sua vida.

O estudo envolveu dados de mais de 10.000 alunos, pais, professores e administradores de escolas. Foram analisados o capital social familiar (relações entre pais e filhos) e o capital social escolar (capacidade de uma escola para servir como um ambiente positivo para o aprendizado), que influenciam no desempenho do aluno.

Os resultados mostraram que os alunos com altos níveis de capital social familiar e baixos níveis de capital social escolar apresentam melhor desempenho acadêmico que os alunos com altos níveis de capital social escolar e baixo capital social familiar. Assim, os pesquisadores concluíram que o envolvimento dos pais é mais importante na educação da criança do que a qualidade da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>