Fuja dos perigos do clima seco | Blog de Boa Saúde

Fuja dos perigos do clima seco

Comentar

Alergias Bem estar Saúde da família

Nos últimos dias, os estados brasileiros das regiões sudeste e centro-oeste estão sofrendo com o clima seco intensificado pela falta de chuva e aumento no nível de poluição no ar. Para a população, além do calor e baixa umidade do ar é preciso atenção para evitar o agravamento de doenças respiratórias.

De acordo com a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, níveis de umidade relativa do ar entre 20 e 30% representam estado de atenção, já taxas entre 20% a 12% condicionam estado de alerta. Abaixo destes níveis é decretado estado de emergência.

Por isso, quanto menor for a umidade do ar, mais cuidados devem ser tomados para evitar complicações alérgicas e respiratórias. Confira algumas dicas simples para enfrentar a secura:

 

– Mantenha a hidratação intensa, o consumo também ajuda a prevenir irritação na garganta;

– Em consequência do tempo seco, o ressecamento das vias aéreas leva a doenças como rinite e rinossinusite, assim como a descompensação de asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em caso de desconforto, lave as narinas com soro fisiológico ou água pura.

– Em ambientes fechados, faça uso de vaporizadores e bacias de água.

– Em dias em que a umidade estiver muito baixa, evite atividades físicas entre o fim da manhã e o início da tarde.

– O clima seco pode aumenta a incidência de alergias e conjuntivites, nesse caso, o ar condicionado pode ser um vilão, bem como as mãos não higienizadas;

– Dê preferência para roupas mais leves.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias. Release, Outubro de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>