Andar enquanto se usa telefone pode provocar quedas

Comment

Comportamento

Por mais comum que a ação possa parecer, andar enquanto se usa o telefone celular altera a postura e o equilíbrio, o que pode causar quedas e acidentes.

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, estudaram o efeito do uso do telefone celular sobre o movimento do corpo usando 26 pessoas saudáveis. Cada uma andou em um ritmo confortável em linha reta, por uma distância de aproximadamente 8,5 metros, executando três tarefas: andar sem usar o telefone celular, andar lendo um texto no celular, e andar digitando um texto no telefone. O movimento corporal foi avaliado utilizando um sistema de análise de movimento tridimensional.

Os resultados mostraram que ler e escrever enquanto se anda modifica o movimento corporal. Quando escreviam, as pessoas andavam mais devagar e desviavam mais do percurso em linha reta. No caso da leitura, o pescoço ficou mais duro, o que impactou no movimento geral do corpo. Enquanto os voluntários escreviam, os braços e a cabeça conseguiam estar em sincronia com o peito, mas a cabeça se movimentou mais, o que pode afetar o sistema de equilíbrio.

Os pesquisadores concluíram que usar o telefone celular em movimento representa um risco adicional de segurança para pedestres, especialmente se estiverem andando próximos a obstáculos ou atravessando a rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *