Amizades verdadeiras formam adultos mais felizes

Comment

Comportamento

destaque_amigosEstudo realizado na Universidade da Virgínia mostrou que jovens que constroem amizades verdadeiras na adolescência se tornam adultos mais felizes. De acordo com a pesquisa, a qualidade das amizades durante a adolescência pode prever diretamente aspectos de saúde mental e emocional ao longo dos anos.

O estudo envolveu 169 adolescentes e jovens adultos que foram seguidos por dez anos (dos 15 aos 25 anos de idade). Ao longo dos anos, os voluntários responderam a perguntas sobre suas amizades e sua saúde mental, envolvendo questões como ansiedade e sintomas de depressão. Os amigos mais próximos desses voluntários também responderam às questões.

Os pesquisadores consideraram que algumas das amizades eram de alta qualidade, o que significa que os amigos estavam ligados um ao outro, se apoiaram mutuamente e estavam próximos. Os adolescentes que conseguiam priorizar esses relacionamentos eram menos ansiosos, tinham autoestima mais elevada e apresentavam menos sintomas de depressão quando adultos. Em contrapartida, aqueles jovens considerados populares no colégio, mas que não conseguiram construir laços fortes de amizade se tornaram adultos mais ansiosos.

O estudo foi publicado na revista Child Development.

Fonte: Child Development, 22 de agosto de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *