Lista de Links

Muitas pessoas aproveitam o feriadão de carnaval para viajar. Seja para curtir a folia em outra cidade ou mesmo para descansar, o fato é que o fluxo de veículos pelas estradas aumenta significativamente, e, com isso, o número de acidentes.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes e mortes vem diminuindo, mas o número de feridos tem aumentado. Entre estas estatísticas encontra-se o politraumatismo – duas ou mais lesões graves que podem atingir o mesmo ou diferentes órgãos da pessoa. As formas mais comuns de politraumatismos que ocorrem em acidentes de trânsito atingem o crânio e a medula, o que pode afetar a mobilidade e capacidade neurológica do paciente, e até incapacitá-lo.

Para prevenir acidentes e, consequentemente, as lesões, é preciso evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, respeitar os limites de velocidade, utilizar os acessórios de segurança como o cinto de segurança, capacetes para os motociclistas e as cadeirinhas de bebê sempre correspondentes à idade e tamanho da criança.

Além disso, dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) demonstraram que:

−        A redução de cinco quilômetros por hora, na velocidade média, já consegue diminuir em 30% os acidentes fatais;

−        O uso de capacete reduz em 40%;

−        O cinto de segurança em 65%;

−        A cadeirinha infantil reduz em 70% o número de mortes de crianças e em 80% as fatalidades com bebês.

 

No caso de acidentes com vítimas, não se deve tentar remover a pessoa presa nas ferragens. O ideal é ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192.

Deixe um comentário

 
Perfis

Natália Barbosa
Jornalista de Boa Saúde

Fale Conosco
blogboasaude@corp.bibliomed.
com.br

Arquivos