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Artigos de saúde

Coma Alimentos Saudáveis Quando Estiver Grávida

Quando estiver grávida, precisará comer alimentos saudáveis para que você e o bebê em crescimento permaneçam saudáveis. Alimentar-se corretamente também pode ajudar na prevenção de alguns desconfortos da gravidez.

Qual deve ser a alimentação correta?

Quando estiver grávida, é importante que coma alimentos saudáveis. O que comer vai fornecer ao bebê o que ele precisa para crescer. Ao comer alimentos saudáveis, estará proporcionando dentes e ossos fortes, pele saudável, e um corpo saudável ao seu bebê e à você.

Aqui está um guia sugestivo de alimentação saudável:

[Carne, frango, peixe, feijões ou ovos]
- Coma 2 ou 3 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é 50 g de carne magra, 2 ovos, ou meia xícara de feijões cozidos.

[Grãos, arroz, massa, pão]
- Coma de 6 a 11 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia xícara de massa, meia xícara de cereal cozido, ou uma fatia de pão.

[Frutas]
- Coma de 2 a 4 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia xícara de frutas picadas ou ¾ de xícara de suco.

[Vegetais]
- Coma de 3 a 5 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia xícara de vegetais frescos ou cozidos.

[Leite, queijo ou iogurte]
- Coma 4 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é 1 xícara de leite, 1 xícara de iogurte, ou 50 g de queijo.

Seu médico provavelmente prescreverá pílulas de vitaminas e minerais no pré-natal. Isto pode assegurar que tenha as vitaminas e os minerais de que precisa, tais como cálcio, ferro e ácido fólico.

Qual a melhor forma de obter uma alimentação saudável?[O que pode ajudar se estou tendo problemas para me alimentar?]

Se tiver náuseas ou vômitos, as seguintes medidas podem ajudar:

- Coma bolachas ou cereais secos antes de levantar da cama pela manhã.
- Coma de 5 a 6 pequenas refeições por dia.
- Fique longe de alimentos gordurosos, frituras e alimentos apimentados.

Consulte seu médico caso você não consiga atingir estas metas sozinha.

Se você está constipada, as seguintes medidas podem ajudar:

- Coma mais frutas frescas, vegetais, pães com alto teor de fibras e cereais.
- Beba de 6 a 8 copos de água por dia.

Não use laxantes, a não ser que recomendado por seu médico.

Se você tiver diarréia, as seguintes medidas podem ajudar:

- Coma iogurte, arroz, torradas, ou bananas.

Se tiver queimação na boca do estômago, as seguintes medidas podem ajudar:

- Coma de 5 a 6 pequenas refeições por dia.
- Coma menos alimentos apimentados ou gordurosos.
- Asse ou cozinhe seus alimentos em vez de fritá-los.
- Fique longe de suco de laranja, dê preferência a água, leite, suco de maçã.

Pergunte a seu médico se você pode usar antiácidos.

O que comer, beber ou usar enquanto estiver grávida?

Para se manter saudável e ter um bebê saudável, siga as seguintes instruções:

- Fique longe do álcool (vinho, cerveja ou licor), tabaco e drogas.
- Consulte o médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Use menos cafeína. Cafeína é encontrada em refrigerantes, chocolate, café e alguns tipos de chá.

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