Publicidade

Artigos de saúde

Febre Amarela

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- O que é
- Sintomas
- Tratamento
- Prevenção
- Referências

O que é

A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus RNA, um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. É transmitida por vetores, através da picada dos mosquitos transmissores infectados. É importante destacar que o contato com a pessoa doente não acarreta no contágio.

Sintomas

A doença tem duração média de dez dias, e os sintomas variam de intensidade de pessoa para pessoa. O quadro clínico típico caracteriza-se por manifestações de insuficiência hepática e renal, com um período inicial chamado de prodrômico (infecção) e um toxêmico. O primeiro período tem duração de cerca de três dias e caracteriza-se por sintomas inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após este, o paciente apresenta um período no qual ocorre queda de temperatura e diminuição dos sintomas, mas por pouco tempo. No estágio toxêmico, caso mais grave da doença, reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café; surge um quadro de insuficiência hepatorrenal caracterizado por icterícia (tom amarelado da pele e dos olhos), pouca ou nenhuma produção de urina e albuminúria, acompanhado de manifestações hemorrágicas (sangramentos) e prostração intensa, além de comprometimento do sensório, com obnubilação mental (confusão mental) e torpor. Este estágio pode evoluir para coma e morte.

Tratamento

Não existe tratamento específico para febre amarela, sendo considerado sintomático, ou seja, são administrados medicamentos para aliviar os sintomas. Todos os pacientes devem ficar em repouso, com reposição de líquidos e de perda sanguínea, quando necessário. Nos casos mais graves da doença, pode ser necessária a internação em Unidade de Terapia Intensiva. Medicamentos salicilatos, como a AAS e Aspirina, devem ser evitados neste período.

Prevenção

A prevenção da febre amarela se dá pela vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde do Brasil em qualquer época do ano. Ela pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade e tem validade de dez anos. Gestantes, imunodeprimidos (pessoas com sistema imunológico debilitado) e alérgicos a ovos não devem receber a vacina. A imunização é obrigatória em casos de viagens para áreas de risco, e a vacina precisa ser tomada em até dez dias antes do embarque. São consideradas áreas de risco para a febre amarela no Brasil: zona rural da Região Norte; Centro-Oeste; Maranhão; parte dos estados de Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e regiões onde há registros de casos da doença em humanos ou macacos.

Referências

Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos - Bio- Manguinhos - Fiocruz

Ministério da Saúde – Febre Amarela

Portal da Saúde – Ministério da Saúde

 

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.              18 de janeiro de 2017



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: