Publicidade

Artigos de saúde

Quimioterapia oral traz conforto no tratamento do câncer

Benefícios dessa modalidade de tratamento quimioterápico e dicas para uma boa qualidade de vida são tema de novo site.

A quimioterapia oral (quimioral) é uma modalidade de tratamento sistêmico contra o câncer, ou seja, que atua em todo o corpo. Ela consiste no emprego de medicamentos antitumorais - na forma de comprimidos - para combater células doentes, destruindo e/ou controlando seu desenvolvimento. É utilizada com maior freqüência em pessoas com o câncer em estágio avançado e é comum o uso de mais de um tipo de medicamento simultaneamente. Sua eficácia é a mesma do tratamento quimioterápico tradicional, que utiliza aplicações intravenosas.

Como é administrada por meio de comprimidos, a quimioterapia oral oferece uma série de benefícios relacionados, principalmente, à possibilidade de o paciente ter melhor qualidade de vida durante o tratamento. Ao contrário da quimioterapia intravenosa, que só pode ser dada ao paciente em clínica ou hospital, os comprimidos de quimioterapia oral podem ser tomados em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente onde se encontre o paciente.

Por isso, quem faz uso da quimioterapia oral pode manter sua rotina profissional, já que a quantidade de consultas médicas ou idas ao hospital diminuirá sensivelmente. Também é possível sair, visitar amigos, viajar, praticar atividades físicas e fazer tudo o mais que é parte da vida do paciente.

Os cuidados com a aparência são preocupações costumeiras de qualquer pessoa e, também, do paciente em tratamento com câncer. Para aquele que utiliza a quimioterapia oral, uma dessas preocupações, entretanto, está geralmente afastada: a quimioterapia oral não provoca, na maior parte dos casos, queda de cabelo. Outras reações, como manchas na pele e a necessidade de cuidados para evitar infecções, permanecem. Há, porém, maneiras fáceis de se evitar essa conseqüência indesejada. Algumas dicas para o tratamento de câncer colorretal e câncer de mama com quimioterapia oral podem ser encontradas no site www.quimioral.com.br.

Fonte: Site Quimioral <www.quimioral.com.br>

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.               06 de Novembro de 2006



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: