Publicidade

Artigos de saúde

A Dengue Está Voltando. Conheça uma Nova Arma Contra Essa Doença

Neste Artigo:

- Transmissão da Doença
- Manifestações
- Como Tratar
- Como Prevenir
- Veja Outros Artigos Relacionados ao Tema


"A dengue está voltando. Nessa época do ano, aumenta o número de casos de dengue, pois as chuvas e a alta temperatura favorecem a disseminação do mosquito transmissor. Esse ano, O Brasil registrou um aumento no número de casos de dengue".

Transmissão da Doença

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A fêmea desse mosquito transmite um vírus que é responsável pela doença. Ela precisa de sangue para o desenvolvimento de seus ovos, e por isso, ela pica o homem. O Aedes aegypti pica preferencialmente durante o dia, e espalha rapidamente a doença, pois pode picar várias pessoas diferentes. No entanto, o mosquito só transmite a doença, caso ele tenha picado uma pessoa doente anteriormente. Não existe transmissão entre pessoas ou por alimentos. Para reconhecer o mosquito, basta observar se ele possui coloração escura e algumas faixas brancas pelo corpo. Além disso, ele é menor que um pernilongo.

Manifestações

A doença se manifesta por sintomas como febre alta, dores de cabeça, prostração, dor muscular, dor ao redor dos olhos, náuseas, vômitos, dores abdominais e manchas na pele.

A maioria das pessoas com a doença começam a melhorar quatro ou cinco dias após o aparecimento dos sintomas, se curando de forma definitiva em 10 dias.

Podem ocorrer também outros sintomas, caso a pessoa desenvolva a forma mais grave da doença que é a dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica apresenta os mesmos sintomas da dengue comum, mas quando a febre acaba, a pessoa apresenta sangramentos, pele fria, e queda da pressão arterial. Além disso, a pessoa sente fortes dores no abdômen e tem períodos de sonolência alternados com agitação. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar à morte. Ela pode ocorrer por várias razões como duas infecções pelo vírus, transmissão de um vírus mais violento, ou por outras causas como a desnutrição.

Como Tratar

A dengue não tem tratamento específico. Na maioria das vezes é tratada pela hidratação e pelo uso de antitérmicos para controlar a febre, a cefaléia, e as dores no corpo. As pessoas contaminadas devem evitar o uso de medicamentos a base de ácido acetil salicílico que podem favorecer às hemorragias. É preferível o uso de medicamentos a base de paracetamol. Mas nunca se deve tomar qualquer medicamento sem a orientação do médico que deve ser o responsável pelo diagnóstico correto da doença.

Como Prevenir

Para combater a dengue, a melhor tática é evitar a disseminação do mosquito transmissor. Deve-se evitar o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas, pneus, copos, latas, garrafas, caixas d´água, ou, qualquer outro recipiente que acumule água. Isso porque a fêmea deposita seus ovos de preferência em águas limpas. Os ovos ficam aderidos na superfície interna dos recipientes. Caso a água seque, eles podem permanecer ali por anos, voltando a se desenvolver quando em contato com água, e por isso não adianta apenas substituir a água com freqüência, é preciso evitar seu acúmulo, tampar, lavar e esfregar bem os recipientes.

Os métodos de combate a dengue vem se aperfeiçoando ao longo do tempo. Antigamente, eram usadas substâncias oleosas (óleo queimado) na superfície da água matando por asfixia as larvas de mosquitos. Já na década de quarenta, passou-se a usar o inseticida ou larvicida nos locais de criação e em suas proximidades.

Recentemente, foi descoberta mais uma arma contra a dengue. Em uma pesquisa realizada na Unesp, em São José do Rio Preto, foi concluído que a borra de café, quando misturada à água pode ajudar a combater a doença. O estudo mostrou que a mistura altera o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, impedindo sua disseminação. Foi comprovado que a larva morre depois de quatro a cinco dias nessa solução. O uso da borra de café poderá ser liberado para uso doméstico em substituição ao larvicida.

Outro método para combater a dengue é a aplicação de inseticida através do fumacê. Esse método, combate apenas o mosquito adulto, e não os ovos e, portanto, o inseticida precisa ser constantemente aplicado para matar os mosquitos que vão se formando. Como os mosquitos adultos, em geral, não ficam a uma distância maior que 200 metros dos locais aonde colocam seus ovos fica mais fácil eliminá-los.

É importante também a realização de campanhas pelos jornais, rádios, TV, cartazes de rua e escolas para orientar a população a destruir ou proteger em suas casas todos os possíveis criadouros. Assim, se cada um fizer a sua parte, a dengue pode ser controlada.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.                 19 de outubro de 2007.



Artigos relacionados com esse tema:

Dengue: Um dos Flagelos do Século



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: