Publicidade

Artigos de saúde

20 Milhões de Camisinhas Serão Distribuídas Durante o Carnaval

O ministério da Saúde do Brasil irá distribuir 20 milhões de camisinhas durante o período do carnaval de 2001, como parte da campanha contra a AIDS. Segundo informações do governo brasileiro, este número corresponde ao dobro do que foi distribuído no Carnaval do ano 2000.

E para que as pessoas se recordem de que a AIDS deve estar na lembrança de cada um, serão distribuídas também 10 milhões de máscaras em forma de camisinha. As máscaras se dobram e podem ser usadas como leques de papelão, para serem usadas para aliviar o calor. Pela mudança no perfil epidemiológico da doença, que atualmente pode afetar a todos, o tema escolhido para a campanha foi: "Ninguém está livre da Aids. Nem você".

A distribuição das camisinhas será feita em todo o país, mas os maiores números vão para São Paulo (4,02 milhões) e Rio de Janeiro (3,13 milhões)

Ainda segundo o Ministério da Saúde, como neste período do ano o uso de bebidas alcoólicas e a alegria das festas fazem com que muitas vezes as pessoas se esqueçam de se proteger, aumenta o risco de transmissão do HIV.

Pesquisadores da Johns Hopkins University estimaram recentemente na revista Population Reports que deixam de ser usados, pelo menos, 15 bilhões de preservativos em todo o mundo anualmente, número que poderia diminuir a diferença letal entre os 6 a 9 bilhões de preservativos usados e a necessidade estimada de quase 24 bilhões. Esta imensa diferença no número de preservativos usados poderia fazer grande diferença no combate à transmissão da AIDS.

Atualmente cerca de 44 milhões de homens, mulheres e crianças são portadores do vírus HIV ao redor do planeta. A maioria, cerca de 23 milhões, vive na África subsaariana. No Brasil, existem hoje 540 mil pessoas vivendo com Aids.

Tem ocorrido no Brasil um avanço da doença entre as mulheres. Em 1985 havia 25 homens com o HIV para cada vítima do sexo feminino. Hoje essa proporção é de dois para um. E a maioria das infectadas pegou a doença dos próprios maridos ou namorados. Portanto, segundo os especialistas, o certo é lançar mão da camisinha mesmo quando se tem um relacionamento estável.

O programa brasileiro de combate à transmissão do vírus HIV é considerado modelar, tendo sido a infecção pelo vírus reduzida a 0,6% da população adulta, um número extremamente baixo se comparados aos 25% de países como a África do Sul.

Copyright © 2001 eHealth Latin America                 21 de Fevereiro de 2001



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: