Publicidade

Artigos de saúde

Monitores Não-Invasivos de Glicose Sangüínea

NIDDK Homepage

NIDDK – National Diabetes Information Clearinghouse

Centro Nacional de Informação sobre Diabetes

Uma parte do controle do diabetes é a de monitorar regularmente seus próprios níveis de açúcar no sangue. Os resultados do automonitoramento de açúcar no sangue permitem que o portador de diabetes e os profissionais que cuidam de sua saúde tenham a possibilidade de ajustar o plano de diabetes conforme o indicado. A pesquisa mostrou que controlar rigidamente o açúcar no sangue pode prevenir ou minimizar o desenvolvimento de problemas que podem ocorrer a partir do diabetes.

Os modernos métodos de automonitoração de glicose sangüínea exigem uma amostra do sangue. Isso pode ser doloroso e difícil para a pessoa com diabetes, que pode precisar coletar várias amostras até quatro vezes por dia, ou mais. Dessa maneira, os cientistas vêm tentando encontrar novas formas com que os portadores de diabetes possam medir seu açúcar no sangue sem precisar perfurar a pele para obter a amostra sangüínea (método não-invasivo).

Antes que um aparelho não-invasivo esteja disponível para o público, a peça deve sofrer inspeção pelo Food and Drug Administration - FDA {Departamento de Administração de Alimentos e Medicamentos). É função do FDA assegurar-se de que todo e qualquer instrumento médico seja seguro, preciso e confiável. Esta inspeção é importante, pois decisões tais como ajustar a quantia de insulina a ser administrada serão baseadas nos resultados do aparelho. Até hoje, nenhum aparelho foi aprovado e poderão se passar no mínimo vários anos antes que um aparelho o seja.

Alguns dos meios não-invasivos em estudo para se medir os níveis de glicose incluem:

- O brilho da luz infravermelha através do antebraço ou de um dedo da pessoa.

- Obter glicose do sangue na pele usando uma corrente elétrica de baixo nível.

- Medir os níveis de glicose na saliva ou nas lágrimas.

Para aprender mais sobre monitores não-invasivos de glicose sangüínea, chame o Serviço de Informação ao Consumidor no FDA Center for Devices and Radiological Health - (301) 443-4190 (EUA).

Informação Adicional sobre Monitores Não-Invasivos de Glicose Sangüínea

O Centro Nacional de Informações do diabetes coleta fontes de informação sobre diabetes para o Combined Health Information Database (DHID). O CHID é uma base de dados produzida pelas agências de saúde do Governo Federal. O departamento fornece artigos, resumos e informação de disponibilidade para informações de saúde e recursos de educação de saúde.

A fim de dar a você as fontes mais atualizadas, especialistas em informação no Centro de informações criaram uma pesquisa automática de CHID. Para obter esta informação, você deve ver os resultados da pesquisa automática em Monitores Não-invasivos de Glicose Sanguínea.

Ou, se desejar fazer seu próprio banco de dados de pesquisa, poderá acessar o web site CHID On-line e pesquisar no CHID por si mesmo.

Centro Nacional de Informação Sobre Diabetes

1 Information Way
Bethesda, MD 20892-3560
E-mail: National Diabetes Information Clearinghouse

O National Diabetes Information Clearinghouse (NDIC) (Centro Nacional de Informação Sobre Diabetes) é um serviço do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e dos Rins (NIDDK). O NIDDK é parte do National Institutes of Health under the U.S. Department of Health and Human Services (Institutos Nacionais de Saúde, sob o Departamento Norte-Americano de Saúde e Serviços Humanos). Estabelecido em 1978, o centro fornece informações sobre diabetes para pessoas diabéticas e seus familiares, profissionais de saúde e público em geral. O NDIC responde às questões; desenvolve, revisa e distribui publicações; e trabalha estreitamente ligado com organizações de pacientes e profissionais, e com agências governamentais para coordenar as fontes sobre diabetes.

As publicações feitas pelo centro de informações são revisadas cuidadosamente para efeito de precisão, conteúdo e legibilidade científica. Este texto eletrônico não incorre na questão de direitos autorais. O centro de informações encoraja os usuários desta publicação virtual a fazer e distribuir quantas cópias quiserem.

Publicação NIH Nº 99-4551
e-texto postado em: 17 de março de 1998



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: