Publicidade

Artigos de saúde

Como Saber Se Seu Bebê Recebe Leite Materno Suficiente

Como saber se meu bebê recebe suficiente quantidade de leite?

Não há uma forma fácil de saber quanto leite seu bebê recebe enquanto amamenta. Devido a isto, deve buscar outros sinais. Estes sinais ajudarão a saber se seu bebê recebe a quantidade suficiente de leite materno. Os seguintes sinais indicam se seu bebê está recebendo a quantidade apropriada de leite.

Comer aproximadamente 8 vezes cada 24 horas

Trate de alimentar o seu bebê cada 1-1/2 a 3 horas. Não há problema de deixar que seu bebê durma até 5 horas no intervalo das comidas, durante a noite. Durante o dia, desperte seu bebê quando tiver dormido por mais de 3 horas. E durante a noite, desperte-o quando tiver dormido por mais de 5 horas. É possível que seu bebê não tenha recebido leite suficiente quando mesmo depois de comer ainda encontra-se irritado. Pode estar com fome se levar as mãos à boca depois de comer ou se necessitar de uma chupeta para acalmar-se depois de comer.

Fraldas úmidas ou sujas

o As fraldas de seu bebê lhe dirão se recebe leite suficiente. Seu bebê poderá umedecer (urina) suas fraldas apenas 2 ou 3 vezes diárias durante os primeiros dias. Isto ocorre porque estará tomando seu primeiro leite, o qual é conhecido com o nome de colostro. Depois de 3 ou 4 dias, seu bebê deve umedecer as fraldas entre 5 e 8 vezes diárias. As fraldas suficientemente úmidas lhe dirão que seu bebê está recebendo quantidade apropriada de leite.

o A urina de seu bebê deve ser clara ou ligeiramente amarela. É possível que não esteja tomando quantidade suficiente de leite quando as fraldas apresentarem a cor roxo, rosada ou amarelo escuro.

o Durante as 3 ou 4 primeiras semanas depois do nascimento, geralmente, seu bebê terá evacuações intestinais cada vez que come. Se seu bebê tiver menos de 4 evacuações intestinais quer dizer que não está tomando suficiente leite materno. A cor das fezes de seu bebê passarão da cor negra pegajosa à cor verde e marrom. Quando o bebê começar a tomar leite enriquecido, as fezes se tornarão mais amarelas e granuladas. Estas evacuações são chamadas "fezes de leite" e têm a aparência de requeijão e mostarda.

o Seu bebê não terá tantas defecações à medida que se desenvolve. Pode passar vários dias sem que haja nenhuma defecação. Não é necessário preocupar-se se seu bebê não fizer uma defecação diária. Se seu bebê estiver tomando suficiente leite materno, umedecerá as fraldas e aumentará de peso.

Acondicionamento ao mamilo e sucção

o Sempre comece a alimentação com o seio que foi usado por último. Alimente o seu bebê com ambos os seios. Seu bebê deve ter uma sucção forte durante a maior parte do tempo que dure a alimentação. O bebê pode deter-se um momento para descansar, e logo começar a sugar novamente. Você deve ter a capacidade de ouvi-lo engolir enquanto mama. Provavelmente, seu bebê está recebendo quantidade suficiente de leite, quando dorme depois de alimentar-se.

o Mas seu bebê pode dormir depois de haver sugado o primeiro seio. Se isto acontecer, alimente-o durante 5 minutos com o primeiro seio e logo outros 5 minutos com o outro seio. O bebê pode receber mais leite quando o alimenta com ambos os seios.

o Se a dor no mamilo continuar por mais de uma semana, pode significar que o bebê não está acondicionando-se (agarra) corretamente ao mamilo e portanto não recebe leite suficiente. Você deve falar sobre a dor em seu mamilo, com um médico especialista em lactação materna.

o A Liga do Leite

§ PO Box 1209
§ Franklin Park, IL 60131-8209
§ 1 (800) LA-LECHE

Reflexo de ejeção de leite

o O reflexo de ejeção de leite é o processo que inicia o fluxo de seu leite através de seus ductos lactíferos. Também é chamado reflexo de "baixada" ou simplesmente "baixada". Você pode experimentar uma sensação de formigamento em seus seios a medida que se prepara para alimentar seu bebê. O formigamento ou sensação de abundância nos seios, pode apresentar-se durante 30 a 60 segundos depois que seu bebê tenha começado a sugar. Quando o reflexo de ejeção ocorre, o leite começa a gotejar ou a espirrar dos seus mamilos. Algumas vezes somente pensar no seu bebê, ou ouvi-lo chorar, pode ocasionar este reflexo.

o Você pode sentir este reflexo muitas vezes, enquanto alimenta o seu bebê. Com as primeiras amamentações, este reflexo pode demorar entre 3 e 5 minutos para começar. Depois de uma semana ou mais, este reflexo aparece mais rapidamente. Algumas mães não experimentam este reflexo senão depois da segunda ou terceira semana de amamentação. Algumas mães nunca o sentem. Mas pode notá-lo, quando o leite escapa de seus mamilos. Se você não apresenta escapes de leite de seus seios e/ou outros sinais deste reflexo de ejeção de leite, é possível que sua produção de leite seja escassa.

Plenitude do seio

Seus seios devem apresentar a sensação de estarem cheios antes da alimentação e brandos após a mesma. Se você não alimentou o seu bebê durante 5 horas, seus seios devem estar demasiadamente cheios.

Seu bebê dorme muito?

Se seu bebê não parece estar alerta ou dorme demais, fale com seu médico. Estes são sinais de desidratação e podem ser causados por deficiência na quantidade de leite que seu bebê recebe.

O peso de seu bebê

o Pesar seu bebê é a única forma segura de saber se ele aumenta de peso. A quantidade de leite pode ser deficiente quando seu bebê não aumenta de peso, portanto é possível que não esteja alimentando-se corretamente.

o Seu bebê deve aumentar de peso em uma média de 4 a 7 por cento (115 a 200 gramas) por semana e durante as primeiras semanas. Seu bebê deve aumentar entre 450 a 900 gramas mensais durante os primeiros 6 meses. Entre os 6 e os 12 meses, seu bebê deve aumentar 450 gramas por mês. Seu médico observará cuidadosamente o peso de seu bebê para assegurar-se que o aumento do peso, seja o apropriado.

Acordos sobre seus cuidados

Você tem o direito de decidir amamentar ou não. Para participar deste plano, você deve aprender sobre a lactação materna. Então, você pode falar com seu médico sobre os assuntos relacionados com a lactação e decidir o que for mais conveniente para você e seu bebê. Não é obrigatório que pratique o aleitamento materno.

Copyright 2000 MicroMedex



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: