Publicidade

Artigos de saúde

Amamentação e Tamponamento dos Ductos Lactíferos

Como se produz o leite em meus seios?

· Sabendo como se produz o leite em seus seios, amamentar o seu bebê, será muito mais fácil para você. Também pode ajudar-lhe em caso de apresentar problemas na alimentação, tais como, o tamponamento dos ductos lactíferos. O sistema produtor de leite tem a aparência de uma árvore, dentro de seus seios. O leite é produzido pelas células produtoras (folhas) as quais são conhecidas com o nome de alvéolos. O leite dos seios desloca-se desde os alvéolos através dos ductos lactíferos (galhos e tronco).

· Desde aqui, o leite desloca-se em direção aos seios lactíferos (raízes das árvores) onde é armazenado para ser usado mais tarde. Os seios lactíferos estão localizados debaixo da aureola, que é a parte escura que rodeia o mamilo. Os seios liberam o leite através de 15 a 20 buracos que há no mamilo.

Qual é a causa do tamponamento dos ductos lactíferos?

Os ductos tampados são mais comuns nas primeiras semanas da lactação materna. Um de seus ductos lactíferos pode tapar-se porque não foi desocupado. Algumas vezes, um sutiã apertado pode ser a causa do tampão em um destes ductos. Algumas mães são mais propensas que outras para apresentar este tipo de problema. Um ducto tampado deve ser desobstruído para prevenir uma infecção.

Quais são os sinais e sintomas do tamponamento de um ducto lactífero?

Você pode sentir uma área dura (como uma cereja) em seu seio. Esta área pode estar quente, enrijecida ou sensível. Você sente o seio como se tivesse muito leite e mas que não se suaviza com as mamadas do bebê.

Que faço para destampar um ducto lactífero?

As seguintes idéias podem ajudar-lhe a destampá-lo.

· Coloque compressas (toalhas úmidas) mornas sobre seus seios 15 minutos antes da alimentação de seu bebê. Utilize suas mãos para friccionar o seio que apresenta o abaulamento. A fricção liberará o leite extra e ajudará a destampar ducto obstruído.

· À hora de alimentar o seu bebê, ofereça primeiro o seio mais sensível, pois a sucção inicial é mais forte e portanto isto providenciará a desobstrução do seio.

· Alimente o seu bebê ao menos a cada 2 horas. Comece sempre a alimentar o seu bebê com o seio que tem o ducto tampado.

· Troque a posição em cada alimentação. Isto ajuda a manter vazias todas as zonas de seu seio.

· Coloque compressas mornas sobre seus seios quando não estiver amamentando o bebê. Você poderá fazer uso de uma banheira com água morna, enquanto fricciona os seios e extrai o leite. Experimente banhar-se com ducha deixando cair água morna sobre seus seios. Friccione seus seios e retire o leite, enquanto permanece na ducha. Também pode utilizar um coxim elétrico (a baixa temperatura) para tratar de destampar o ducto lactífero obstruído.

· Retire o sutiã se estiver muito apertado e não o use até que seus seios melhorem e estejam menos cheios. Quando o ducto estiver destampado, você pode necessitar de um novo sutiã que não aperte e que se ajuste melhor.

· Dormir de lado facilita o fluxo do leite através dos ductos lactíferos.

· Beba entre 6 a 8 copos (do tamanho de uma lata de refrigerante) de água diariamente.

· O estresse pode ser a causa do tamponamento dos ductos lactíferos. Como é difícil evitá-lo, você deve aprender a controlá-lo. Aprenda novos métodos de relaxamento como a respiração profunda, relaxamento muscular, a meditação. Fale com alguém sobre as coisas que a incomodam.

· É possível que você não descanse ou durma o suficiente desde o nascimento do seu bebê. Durma quando sentir cansaço e enquanto seu bebê dorme. Trate de deitar cedo e levantar tarde.

Como saber quando o ducto lactífero está destampado?

Você pode sentir uma pontada ou ardor no seio quando o ducto for desentupido, nem o abaulamento e seu seio já não estará quente, sensível ou de cor vermelho. Depois de amamentar o bebê, seu seio estará suave novamente.

Que devo fazer para evitar o tamponamento de outro ducto?

· Comece a amamentar seu bebê com o seio que utilizou a última vez. Coloque um alfinete para que se lembre o lado do seio que usou a última vez e recorde-se de usar este seio a próxima vez.

· Alimente sempre o seu bebê utilizando ambos os seios.

· Dormir de lado ajuda a conservar seus ductos lactíferos abertos.

· Relaxe, descanse e desfrute o seu novo bebê.

Como saber se tenho uma infecção no seio?

Uma infecção no seio é chamada também, mastite. É uma infecção no tecido do seio, mas não no leite. Você não tem que suspender a amamentação se tiver uma infecção. chame seu médico, no caso de apresentar qualquer dos seguintes sinais de infecção no seu seio.

· Enrijecimento, dor, inchaço, endurecimento em um área de seu seio.

· Seu seio apresentar-se quente ao tato.

· Calafrios ou sua temperatura estiver acima de 37º C.

Acordos sobre seus cuidados:

Você tem o direito de participar no plano de seus cuidados. Se tiver perguntas ou dúvidas sobre a amamentação materna tamponamento dos ductos lactíferos, fale com seu médico. Aprender tanto quanto seja possível sobre a amamentação materna, facilita a alimentação de seu bebê. A amamentação não é obrigatória.

Copyright 2000 MicroMedex



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: