Publicidade

Artigos de saúde

Corpo Estranho nos Olhos

Definição

Um cisco, serragem, areia ou sujeira podem entrar nos olhos causando principalmente irritação e dor.

Primeiros Socorros

Faça com que seu filho incline a cabeça para frente e tente tirar os fragmentos que estejam na pele, assoprando sobre as pálpebras fechadas. Jogue água sobre as pálpebras e rosto para retirar todo o resto dos fragmentos. Cubra os olhos com uma toalha de banho molhada e procure um médico imediatamente. Não se deve esfregar os olhos.

Cuidados em Casa no Caso de Corpos Estranhos nos Olhos

1. Tratamento quando as partículas nos olhos são numerosas

Se existem muitas partículas nos olhos (tais como pó ou areia), limpe primeiro ao redor dos olhos com uma toalha molhada. A seguir, faça com que seu filho tente abrir e fechar os olhos repetidamente, enquanto você submerge este lado do rosto em um recipiente com água. Se seu filho é muito pequeno para colaborar, segure seu rosto para cima sob um fluxo suave de água corrente morna e lembre-se que as pálpebras devem ser mantidas abertas durante o processo.

2. Tratamento para o caso de existir uma partícula no canto do olho

Se a partícula está no canto do olho, retire-a com a ponta de um pano limpo ou com um cotonete umedecido.

3. Tratamento para o caso de existir uma partícula sob a pálpebra inferior

Se a partícula estiver sob a pálpebra inferior, puxe-a para fora apertando a bochecha e toque a partícula com um cotonete de algodão úmido. Se isto não funcionar, experimente jogar água sobre a partícula enquanto sustém a pálpebra para fora.

4. Tratamento para o caso de existir uma partícula sob a pálpebra superior

Se não conseguir ver a partícula, é provável que esteja sob a pálpebra superior (o lugar onde ela freqüentemente está quando não pode ser vista). Faça com que seu filho abra e feche os olhos repetidamente enquanto mantém a face submersa em um recipiente (por exemplo, forma de torta ou outro semelhante). Se isto não funcionar, puxe a pálpebra superior para fora e a coloque sobre a pálpebra inferior. Isto às vezes desaloja a partícula.

Procure o médico imediatamente se:

-
Existir alguma partícula aderida ao globo ocular.
- O objeto golpeou o olho em alta velocidade (como por exemplo, um fragmento produzido por impacto de metal contra metal ou metal contra pedra).
- Estes procedimentos não eliminarem todo o material estranho que esteja no olho (quer dizer, continua a "sensação de areia nos olhos" ou dor).
- A visão não retorna à normalidade após descansar os olhos por uma hora.
- O objeto estranho foi extraído, mas o lacrimejamento e as piscadelas persistem por mais de 2 horas.
- Tiver outras perguntas.

PRIMEIROS SOCORROS: Enquanto espera que o médico examine seu filho, cubra os olhos com uma toalha molhada ou gaze para aliviar o desconforto.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: