Publicidade

Artigos de saúde

Caspa

Definição

A caspa é uma esfoliação normal da pele. Na maior parte da superfície do corpo, as escamas de pele morta caem sem serem percebidas, mas no cabelo podem se acumular. Este é um processo normal que ocorre durante toda a vida em toda a superfície do corpo e não é contagiosa.

Cuidados domésticos com a caspa

1. Lavagem diária do cabelo

A chave para o combate da caspa é eliminar as escamas com a mesma velocidade com que se formam, lavando o cabelo diariamente. Um shampoo comum geralmente funciona muito bem. Escove o cabelo da antes de cada lavagem. Com o tempo, talvez possa lavar o cabelo um dia sim e outro não sem que haja acúmulo de caspa, mas provavelmente nunca poderá lavá-lo com menos freqüência do que isto.

2. Shampoos anti-caspa

Se o couro cabeludo está vermelho ou irritado ou as escamas são muito gordurosas, use um shampoo especial com medicamento que contenha sulfato de selênio. Estes shampoos não apenas eliminam a caspa, mas também retardam o processo de esfoliação da pele.

Este tipo de shampoo é utilizado de uma forma especial: passe o produto em todo o couro cabeludo, espere 3 minutos e enxágüe completamente. Faça isto por 3 dias seguidos e a seguir uma vez por semana. Use um shampoo comum nos outros dias.

Procure ajuda médica se:

-
A caspa não houver diminuído após 2 semanas.
- Tiver outras dúvidas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: