Publicidade

Artigos de saúde

Vacina Antitetânica de Reforço Após uma Lesão

Definição

A necessidade de receber vacina antitetânica de reforço depende do tipo de ferimento (se houver ou não propensão ao tétano) e do estado de imunização de seu filho. Todos os ferimentos por punção e todos os cortes (interrupções da continuidade da pele) causadas por objetos sujos apresentam risco de tétano. Os cortes com facas limpas ou pedaços de vidro não são ferimentos com propensão ao tétano, nem as queimaduras ou arranhões leves porque estas lesões são superficiais e têm exposição adequada ao ar. As bactérias que causam o tétano só podem se multiplicar num ferimento onde não haja ar.

Procure ajuda médica se houver:

- Qualquer ferimento por punção ou corte causado por objeto sujo em pacientes que não receberam vacina antitetânica de reforço nos últimos 5 anos.
- Qualquer ferimento em pacientes que não tenham recebido a vacina antitetânica de reforço nos últimos 10 anos. (Todas as crianças imunizadas e os adultos precisam da vacina de reforço a cada 10 anos)

A administração de uma vacina antitetânica de reforço não é uma emergência. Pode esperar até 72 horas (3 dias) sem que o risco de tétano aumente.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: