Publicidade

Artigos de saúde

Norplant

O que é o Norplant?

Norplant é um método de controle de natalidade que usa hormônios para prevenir a gravidez. Um conjunto de cápsulas pequenas, finas e flexíveis são preenchidas com a forma sintética do hormônio feminino progesterona. Essas cápsulas são colocadas sob a pele do braço da mulher. O hormônio se dissolve lentamente das cápsulas para a corrente sangüínea. Um conjunto de cápsulas previne a gravidez por cinco anos.

Caso a implantação de Norplant tenha sido feita dentro dos primeiros cinco dias do ciclo menstrual , vinte e quatro horas após as cápsulas serem colocadas sob a pele, a taxa de progesterona no corpo é aumentada o suficiente para prevenir a ovulação. O revestimento interno do útero torna-se mais fino, dificultando a fixação do óvulo. Além disso, o muco vaginal engrossa e inibe a entrada do esperma no útero.

Este método contraceptivo tem sido usado em outros países há vários anos e foi aprovado nos Estados Unidos em 1990.

Como é usado?

Uma anestesia será dada para adormecer o seu antebraço. Um pequeno corte é feito no braço (aproximadamente 32 mm) e seis cápsulas são colocadas sob a sua pele através desse pequeno corte. O processo leva de 10 a 15 minutos e pode ser feito em uma clínica médica. Não é necessário pontos.

Mantenha o pequeno corte no seu braço limpo e o cubra com um pequeno curativo até curar. Poderá aparecer alguns hematomas e inflamações ao redor da área, que deverão desaparecer em, aproximadamente, uma semana. A possibilidade de infecção é pequena. Chame o seu médico se aparecerem sinais de infecção, com vermelhidão ou inchaços nas áreas onde as cápsulas foram colocadas. Se a infecção persistir mesmo depois de iniciar tratamento para curá-la, seu médico terá de remover as cápsulas.

Cada cápsula é uma pouco maior que 2,5 cm e tem a largura como a de um palito de fósforo. Após cinco anos, os hormônios das cápsulas acabarão e estas deverão ser removidas. Um novo conjunto pode ser inserido imediatamente após a retirada dos anteriores. Se você planeja engravidar em menos de três anos, você deve usar outro método contraceptivo.

Quais são os benefícios?

Os benefícios de Norplant são:

- Previne a gravidez por cinco anos. Após as cápsulas serem removidas a capacidade de gravidez voltará ao normal em 24 horas.
- As cápsulas são indolores, uma vez implantadas. Usualmente elas são invisíveis, exceto em mulheres muito magras.
- A progesterona é liberada em uma taxa mais baixa do que em pílulas anticoncepcionais e o não é combinada com o hormônio estrogênio. Por essas razões, Norplant é mais seguro do que as pílulas.
- A chance de uma gravidez é menor do que 1% por ano durante o uso.
- Não há interrupção no ato sexual. Não é necessário utilizar nenhum outro método contraceptivo.
- Apesar do custo inicial ser alto aproximadamente $700),Norplanté mais barato do que o consumo de pílulas anticoncepcionais por 5 anos.

ATENÇÃO: Se você faz uso FENITOÍNA (Dilantin) ou CARBAMAZEPINE (Tegretol) para epilepsia, Norplant não é eficaz na prevenção à gravidez. Esses medicamentos reduzem a eficiência da progesterona o que significa que a chance de gravidez é maior com esse método contraceptivo.

Quais são as desvantagens?

O aumento da taxa de progesterona no corpo pode causar algumas mudanças no ciclo menstrual, tais como:
períodos irregulares

- sangramentos entre os períodos menstruais
- episódios ocasionais de sangramentos prolongados
- ausência de período menstrual

Essas mudanças no período menstrual diminuirão com o uso contínuo de Norplant,geralmente dentro de um ano.

O aumento da taxa de hormônio também pode causar:

- dores de cabeça
- náuseas
- tonturas
- acne
- aumento de peso
- sensibilidade e secreções no seio
- mudanças de humor

Você não deverá usar Norplant se:

- estiver grávida ou suspeitar que esteja
- estiver amamentando e a criança tiver menos de seis semanas de vida
- tiver sangramentos vaginais inexplicáveis
- estiver com câncer de mama ou doença de fígado

Norplant
não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS. Preservativos masculinos ou femininos são as únicas maneiras seguras de se proteger contra a AIDS.

Quando o médico deve ser chamado?

Chame o médico se:

- sentir dores abdominais
- tiver sangramento menstrual intenso
- não estiver amamentando mas tiver secreções no seio, tiver vermelhidão, inchaço ou dormência na área onde as cápsulas foram implantadas as cápsulas começarem a sair de sua pele.

Original de: "Clinical Reference Systems"



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: