Publicidade

Artigos de saúde

Ácido Hialurônico: Restylane ®, Uma Nova Opção no Combate as Rugas

A nossa pele, quando jovem, é caracteristicamente lisa e elástica. Ela contém muito ácido hialurônico, que é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade a quantidade de ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e a elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento das rugas.

Segundo o médico Marcus Vinícius Mourão Mafra , a cirurgia plástica moderna dispõe de várias armas para combater as rugas da face, sendo a mais tradicional a cirurgia do "face-lifting". Para aquelas pessoas que não querem se submeter a essa cirurgia ou que querem retardá-la, uma das melhores opções terapêuticas é o Restylane, que é uma substância de preenchimento usada no Brasil desde 1997”.

O Restylane, produzido na Suécia, é um composto de ácido hialurônico estabilizado de origem não animal, não apresentando, por isso, risco de doenças auto-imunes, é biocompatível e biodegradável e dispensa teste alérgico prévio. O Restylane, quando aplicado, integra-se aos tecidos, permitindo a passagem de oxigênio e hormônio para as células, o que mantém a pele saudável, informa o especialista.

Aplicação

Segundo o Dr. Marcos Vinícius Mafra, que também é membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a aplicação do Restylane é rápida, feita no consultório, durando de 15 a 30 minutos. A anestesia local é dispensável na maioria dos casos, mas para as pessoas mais sensíveis à dor, pode ser usada uma pomada anestésica ou mesmo o bloqueio anestésico com lidocaína dos nervos sensitivos da face.

As principais indicações são o preenchimento do sulco naso-labial, das rugas glabelares (entre as sobrancelhas), das rugas frontais peri-orbitais (pés-de-galinha) e peri-orais, e também o aumento do contorno e do volume dos lábios. O Restylane, por ser uma substância de preenchimento, suaviza as rugas mais profundas e pode melhorar quase totalmente as rugas mais superficiais e o efeito é imediato após a aplicação.

Após a aplicação, a área tratada fica vermelha e um pouco inchada, o que pode durar de um a dois dias. A duração do efeito é individual e depende de muitos fatores, como o tipo de pele, a idade do paciente e até mesmo o estilo de vida. Em média, os resultados se mantêm até um ano.

A grande vantagem é a possibilidade de retoques e de tratamentos subseqüentes, visto que o ácido hialurônico é completamente absorvido após esse período e, ao contrário de outros implantes, Restylane permite outras opções de tratamento, uma vez desaparecido o efeito do tratamento inicial.

Vantagens

Recentemente, além do Restylane, duas novas apresentações do ácido hialurônico foram introduzidas no Brasil pelo laboratório sueco, o Restylane Fine Lines, que é menos viscoso, para rugas mais finas e superficiais, e o Perlane, que é mais viscoso e indicado para as rugas mais profundas, depressões e cicatrizes atróficas, ampliando o leque de indicações para o ácido hialurônico.

Sem dúvida, explica o médico, as grandes vantagens do Restylane são a facilidade de aplicação, o fato de não ser um implante definitivo, evitando problemas com o arrependimento dos pacientes e, principalmente, os bons resultados alcançados, finaliza o especialista.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: