Publicidade

Artigos de saúde

Desnutrição Hospitalar: Um Problema Também no Brasil

Para os pacientes hospitalizados um processo de desnutrição pode ter conseqüências nada agradáveis. A tendência é que esses pacientes fiquem maior tempo internados, podendo desenvolver infecções hospitalares em maior escala.

O Brasil como um todo está na média do que a literatura mundial relata para os demais países do mundo com relação ao quesito desnutrição hospitalar. Esse índice só foi mais alto em alguns estados do Norte e Nordeste, conforme mostrou o "Inquérito Brasileiro de Desnutrição Hospitalar", trabalho realizado sob a coordenação da especialista em terapia nutricional, Dra. Maria Isabel T. D. Correia.

O estudo foi apresentado no Congresso Americano de Nutrição Parenteral e Enteral, realizado em San Francisco, nos Estados Unidos, em janeiro de 2000, onde recebeu o prêmio de melhor trabalho, concedido pelo Comitê de Língua Espanhola. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida ao longo do ano de 1996 em 13 Estados do Brasil, a fim de estudar o índice de prevalência da desnutrição em hospitais brasileiros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em pacientes hospitalizados, a desnutrição pode ser uma ocorrência desastrosa: o tempo de internação aumenta, e aumenta a incidência de infecções hospitalares. Nesses casos também a cicatrização de feridas cirúrgicas se torna mais difícil aumentando ainda mais o tempo de internação, o risco e a taxa de mortalidade.

Também os custos são maiores, tanto para os pacientes quanto para seus familiares, envolvendo maior desgaste psicológico. O hospital registra nesse caso um aumento nos gastos com o paciente.

Diagnóstico

Para diagnosticar um quadro de desnutrição existem várias técnicas, afirma Isabel Correia, e a principal delas é uma anamnese bem feita. “Com esse procedimento é possível quantificar e qualificar o doente como desnutrido”.

Ser excessivamente magro não implica necessariamente em um caso de desnutrição, podendo sim, apenas representar um biótipo. Pessoas obesas também representam casos de desnutrição, embora pareçam fortes e robustas.

A partir de detectado o problema o tratamento pode ser feito por suplementação alimentar pela boca, usando dietas especiais, enteral pelo trato gastrointestinal, através de sonda, ou ainda pela terapia parenteral na qual o paciente recebe o alimento por via venosa, explica Isabel Correia.

Um programa nutricional durante a internação traria benefícios tanto para o paciente como para o hospital, pois a partir dele o tempo de permanência do doente seria menor, os custos seriam reduzidos, e a qualidade de vida do paciente melhoraria sensivelmente durante sua admissão hospitalar, diminuindo o risco de infecção e mortalidade.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: