Publicidade

Artigos de saúde

O Que Você Precisa Saber Sobre Impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana decorrente da contaminação de lesões ou ferimentos preexistentes na pele.

Um pequeno ferimento mal higienizado pode significar "dor de cabeça" por algum tempo. Outra forma de manifestação das "perebas" é como infecção secundária de uma patologia na pele, como é o caso da varicela.

Neste caso, as lesões cutâneas provocadas por um vírus predispõem a pele à contaminação por bactérias. A pele serve como camada protetora do nosso corpo, mas quando tem qualquer solução de continuidade, um corte, por exemplo, pode se contaminar principalmente quando a região não é lavada.

Manifestação

Os principais agentes causadores do impetigo são as bactérias estreptococos e em segundo, os estafilococos. A diferença entre as duas está no modo de manifestação da doença.

A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesão inflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas; a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e apresenta bolhas, o que a caracteriza como impetigo bolhoso.

O tratamento que deve ser iniciado tão logo apareçam os primeiros sintomas, mas antes disso, lembra, o melhor remédio é a prevenção. Lavar bem a ferida corte ou lesão, usar anti-séptico, como o permanganato ou mesmo antimicrobianos locais.

Para aqueles casos já disseminados, os médicos recomendam o uso de antibióticos a base de penicilina. Esse procedimento, no entanto, deve ser acompanhado por um médico que irá identificar o agente causador determinando qual a melhor forma de tratamento.

Crendices

A cultura popular normalmente classifica as pessoas com impetigo como tendo "sangue sujo". Em função dessa crendice são adotados como forma de tratamento chás depuradores para "limpar" o sangue. De acordo com a medicina, esse procedimento é condenável. Em momento algum devem ser usados chás e muito menos colocados fumo ou outras substâncias, pois isso pode piorar ainda mais o quadro infeccioso.

Sempre que aparecer a lesão deve-se procurar um serviço médico, uma vez que o impetigo pode levar a outras doenças de maior gravidade como a glomerulonefrite difusa aguda ou mesmo uma septicemia (infecção generalizada).

Um tratamento precoce diminui o risco de complicações e contaminações secundárias e aumenta a possibilidade de evitar marcas na pele. Além disso, é permitir que as crianças aproveitem o sol do verão, para consumir o excesso de energia característico da idade.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: