Publicidade

Artigos de saúde

Derrames Cerebrais: Novo Medicamento Pode Oferecer Esperança Para as Vítimas

Um nova pesquisa, desenvolvidas em ratos, mostra que uma droga experimental, uma proteína capaz de inibir o sistema do complemento (sLex-Glycosylated Complement Inhibitory Protein), parece impedir a progressão das reações que levam à morte adicional de células do cérebro, que se seguem a um derrame cerebral causado por bloqueio de um vaso sangüíneo.

Em estudo publicado em 23 de julho de 1999 na revista Science , pesquisadores da Universidade de Columbia nos Estados Unidos verificaram que, após a ocorrência do derrame, existe uma reação imune que se propaga pelo cérebro, matando direta e indiretamente os neurônios, que são as células cerebrais, como conseqüência da reação inflamatória que surge.

Assim, uma lesão que poderia ser menor, com menos células lesadas, aumenta bastante, como conseqüência das reações imune e inflamatória, e que lesam um número adicional de células. O novo medicamento parece bloquear estas duas ações, e, portanto, impedindo esta lesão adicional.

Cerca de 500.000 derrames cerebrais ocorrem anualmente, apenas nos Estados Unidos. Estudos clínicos adicionais são necessário para se avaliar a resposta dos seres humanos.

Fonte: Science Jul 23 1999: 595-599

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: