Publicidade

Artigos de saúde

Vitaminas - uma dose de vitalidade aliada a seu dia-a-dia

Neste Artigo:

- A ascensão das cápsulas
- Guia prático sobre vitaminas - Onde encontrá-las?

As vitaminas têm mais poderes do que aqueles que já conhecemos. O problema é saber em que alimentos estão presentes e ingerir uma dose adequada para suprir as necessidades diárias.

Elas devem ser grandes aliadas do seu dia-a-dia.

As vitaminas são essenciais para o funcionamento normal do organismo. Elas combatem várias doenças e auxiliam no crescimento. Na verdade, as vitaminas são micronutrientes, presentes em quantidades mínimas no nosso corpo. Sem elas não aconteceriam inúmeras reações metabólicas no interior das células.

A ascensão das cápsulas

Hoje é possível encontrarmos qualquer tipo de vitaminas em cápsulas. Nutricionistas e especialistas em alimentos acreditam que uma alimentação equilibrada é capaz de fornecer todo o tipo de vitaminas necessárias ao organismo. As doses suplementares, nestes casos, são dispensáveis.

Outro problema da oferta de cápsulas é o exagero no consumo, comum hoje em dia. Esta atitude pode trazer mais malefícios do que benefícios ao corpo saudável. Arma da medicina preventiva, a vitamina é considerada por alguns pesquisadores como proteção para certo tipo de doenças.

Guia prático sobre vitaminas - Onde encontrá-las?

A vitamina "A" é reconhecida pela ação preventiva em certos tipos de câncer, principalmente do pulmão. Ela previne doenças como cegueira noturna e fortalece o sistema imunológico. As fontes de vitamina A são óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.

Já a vitamina B6 fortalece o sistema imunológico, regula a transmissão entre os neurônios, tem ação antidepressiva e regula a tensão pré-menstrual. Os benefícios comprovados são a prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. A B6 é encontrada no arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol, levedura de cerveja, germe de trigo e soja. A dose recomendada é de 2 mg por dia para adultos.

A vitamina B12 previne a anemia pois ajuda a formar e regenerar as células vermelhas do sangue e participa na produção de energia. Seus prováveis efeitos são a proteção contra doenças do coração e danos no sistema nervoso. Provavelmente protege o feto nos seis primeiros meses de gestação. As fontes de B12 são o fígado de boi, bife, caranguejo, ostras e ovos. A dose diária deve ser de 3 mcg para adultos.

A famosa vitamina C aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Os prováveis efeitos são a prevenção de arteriosclerose e diminuição das chances de evolução do câncer. As fontes são a acerola, laranja, lima, limão. caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e kiwi. A dose diária recomendada é de 52 mg.

A vitamina D ajuda na calcificação em crianças evitando o raquitismo e facilita a fixação de cálcio no organismo. As fontes são o óleo de fígado, peixe, fígado de boi, porco e gema de ovo, a dose diária recomendada é de 5 a 10 mcg para adultos.

A vitamina E é a que garante o bom funcionamento do aparelho reprodutor de ambos os sexos. É conhecida como a vitamina antienvelhecimento, pois ajuda a diminuir a viscosidade do sangue permitindo maior irrigação sanguínea aos tecidos do organismo. As fontes são verduras folhosas, óleos vegetais, germe de trigo, gema de ovo e nozes. A dose diária recomendada é de 8 mg alfa-tocoferol.

Copyright © Bibliomed, Inc. Revisado 23 de outubro de 2014



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: