Publicidade

Artigos de saúde

Um Vírus Semelhante ao Vírus da "Encefalite do Oeste do Nilo" é Responsável por Epidemia em Nova Iorque

O CDC –Center for Disease Control and Prevention – dos Estados Unidos confirmou como sendo um vírus semelhante ao causador da Encefalite do Oeste do Nilo o responsável pela atual epidemia de encefalite humana na cidade de Nova Iorque.

O CDC confirmou a presença do vírus em pássaros na cidade e nos estados de Nova Iorque, Connecticut e Nova Jersey. A presença do vírus foi também confirmada nos mosquitos na cidade de Nova Iorque e em Connecticut.

O CDC informou ainda que a maioria das picadas de mosquitos não irão causar transmitir o vírus, e que a maioria das pessoas infectadas à partir de uma picada de mosquito não irão ficar doentes ou, pelo menos, seriamente doentes; o órgão informa ainda que as medidas de controle e prevenção tomadas estão tendo um bom resultado, e que os casos da doença estão diminuindo rapidamente; entretanto, é importante que "as pessoas evitem a exposição aos mosquitos", diz o comunicado à imprensa do CDC.

O surto desta encefalite, causada pelo arbovírus (NOTA: O termo arbovírus surgiu da expressão inglesa arthropode-borne, de onde foi extraído o vocábulo arbo e acrescida a palavra vírus, ou seja, vírus transmitidos por artrópodes hematófagos - mosquitos), vem ocorrendo desde o final de agosto de 99.

O vírus é transmitido aos humanos por mosquitos que anteriormente haviam picado pássaros doentes.

Este vírus nunca havia sido detectado antes nos Estados Unidos – surtos anteriores ocorreram em Uganda , Israel, Romania e África do Sul. Até o momento, ocorreram 48 casos positivos em laboratório, e 8 mortes.

No início de setembro, foi iniciada em Nova Iorque a pulverização do meio ambiente com inseticidas, tanto por via aérea como terrestre.

Fontes: CDC, Division of Media Relations
BMJ 1999;319:941 (9 October)

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: