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Artigos de saúde

Água: Conheça a Sua Real Importância Para a Nossa Saúde

Neste artigo:

Introdução
Água e Dietas - Fator Decisivo
Cabelos
Corpo
Mar


"Já vivemos momentos difíceis com racionamento de energia pelos baixos níveis de água nos reservatórios, mas além de gerar energia a água é importantíssima para o nosso organismo. A beleza, saúde, longevidade estão diretamente relacionada com este elemento. Conheça um pouco mais da sua importância."

Introdução

Nosso corpo é formado por cerca de 70% de água, que são perdidos e repostos constatemente pelo nosso organismo. A reposição é o grande segredo da saúde e da beleza em geral.

Quando a água deixa a pele, ela se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho. É preciso um condutor que infiltre e a mantenha nas células. Os melhores agentes para isso são os hidratantes com princípios ativos, que agem profundamente.

Água e Dietas - Fator Decisivo

Beba 8 copos de água por dia. Aliás, o ideal são 2 litros. Ou, quanto mais água você beber, mais você emagrece! Será que isto é verdade?

Realmente nosso organismo necessita repor a água perdida diariamente. Eliminamos cerca de dois litros através da urina, do suor e das fezes. Se essa quantidade de líquido não for reposta, entramos num processo de desidratação e intoxicação. E não é só isso: quando ingerimos um alimento, parte dele é absorvido pelo nosso organismo (as proteínas, as gorduras e o açúcar).

Os restos, as toxinas, são eliminados pela urina. O órgão responsável por esse trabalho é o rim. Se ingerirmos pouco líquido, o rim fica sobrecarregado e não têm as condições ideais para realizar esse processo de filtração.

Só que nesse processo perdemos também sais minerais, principalmente potássio e sódio. Então, se por um lado é preciso tomar água para facilitar a filtração pelos rins, por outro, ela não pode ser ingerida em excesso para que a perda de sais minerais não seja grande. Por isso, para repor o líquido perdido diariamente, você pode ingerir água pura, mas não exclusivamente. Tome também refrescos de limão, chás, caldo de carne e leite.

Vale lembrar que quando comemos alimentos sólidos também estamos ingerindo líquidos. Durante as dietas de emagrecimento, quando você diminui a quantidade de alimentos ingeridos e queima gorduras (processo que elimina mais água do que o normal), é preciso tomar mais líquidos para não desidratar.

Finalmente, é bom estar alerta para enganos do tipo: sauna emagrece, quanto mais se transpira na ginástica, mais peso perdemos, etc. Se você, ao sair da sauna ou de uma aula de ginástica, se pesar, constatará que realmente seu peso diminuiu. Só que à custa da perda de água, que, quer você queira ou não, será reposta ao ingerir líquidos ou alimentos sólidos. Até porque, se ela não for reposta, você entra num processo de desidratação, sua pele perde o brilho e os seus cabelos também.

Cabelos

A água é a maior responsável pela saúde e brilho dos fios. Usá-la na temperatura certa é fator dominante para o sucesso. A água morna propicia a ação dos cremes e condicionadores, e a fria dá brilho e volume. Mas o grande segredo está na abundância. Antes de aplicar xampu, molhe bastante os cabelos e na hora de enxaguar repita a dose. Só pare quando tiver certeza de que nenhum resíduo de produto ficou nos fios.

Corpo

A água relaxa, energiza, massageia e facilita os exercícios. Não existe nada mais prazeroso que chegar em casa depois de um dia cansativo e entrar numa banheira com água quentinha.

Ou, no extremo oposto, receber um jato frio num dia de muito calor. São benefícios que estão sempre ao nosso alcance. E que podem ser usados de maneira terapêutica. Por exemplo, para começar seu dia com grande animação, experimente depois do seu banho habitual tomar uma ducha fria.

Não precisa ser radical e , no primeiro dia, sofrer um choque térmico. Vá esfriando a água gradativamente dia após dia. Sua pele e músculos ficarão agradecidos e tonificados. Já está comprovado que os tratamentos estéticos feitos com ajuda da água têm efeito garantido e rápido.

As massagens, por exemplo, atingem pele e músculos em profundidade, sem agredir seu corpo. É uma maneira das mais eficientes de dissolver nódulos de gordura. Além disso, a circulação é ativada, oxigenando as células de maneira ideal e desintoxicando os tecidos. Daí esse tipo de massagem ser o mais forte aliado no combate à celulite. Outra ajuda fantástica da água à beleza é a hidroginástica.

Dentro da piscina você é capaz de realizar exercícios inimagináveis. Milagre? não. A água faz com que nosso corpo fique 70% mais leve. Ou seja: se normalmente você consegue fazer 10 abdominais, na piscina você fará 50, com o mesmo esforço. Só que o resultado é condizente com os 50 e não com os 10.

Mar

A composição da água do mar é semelhante à do líquido amniótico do nosso sangue. Ou seja, é rica em oligoelementos (potássio, ferro, cálcio, magnésio, zinco, brometo, iodo e cloreto de sódio) que quando penetram nas camadas profundas dos tecidos capilares, se difundem por todo o nosso corpo, repondo minerais ativos, eliminando toxinas e melhorando nosso sistema de defesa. Esses elementos facilitam a oxigenação, aceleram a respiração e estimulam o sistema nervoso.

Além de tudo isso, no mar você recebe verdadeiras sessões de massagem em cada onda. Pena que tantos benefícios não possam ser aproveitados num simples mergulho. A água precisa ter a temperatura entra 30 e 36 graus para que o organismo absorvesse os oligoelementos. Na Europa, vários institutos usam a água do mar nessa temperatura num tratamento chamado talassoterapia.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.                  29 de Setembro de 2003.



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