Publicidade

Artigos de saúde

OMS Anuncia Novos Incentivos ao Desenvolvimento de Vacinas Contra o HIV

Em fevereiro de 2000, em uma reunião do Comitê de Consultoria sobre Vacinas contra HIV / AIDS da Organização Mundial de Saúde, em Genebra, ficaram definidas uma série de diretrizes que visam estimular e coordenar os esforços mundiais na busca de uma vacina eficiente contra o vírus HIV.

Estes incentivos visam "fortalecer a cooperação internacional" no desenvolvimento de vacinas, que a cada dia se tornam mais necessárias devido ao avanço da epidemia a nível mundial.

"A nova iniciativa apresenta um fórum independente onde qualquer pessoa que trabalhe em projetos de desenvolvimento de vacinas contra o HIV, do Norte ou Sul, de indústrias ou agências de pesquisa, e de comunidades afetadas possam identificar um interesse comum de colaboração e coordenação," de acordo com Dr. Jose Esparza, que coordena a iniciativa.

O foco principal da iniciativa será fortalecer a capacidade de pesquisa em países em desenvolvimento, onde ocorrem 95% dos casos de infecção, para garantir que os estudos sobre as vacinas sejam conduzidos com os mais altos padrões éticos e científicos.

Como o HIV apresenta múltiplos subtipos, cada qual com suas características próprias, e existem hoje no mundo muitas vacinas experimentais, é imperativo que os esforços dos pesquisadores sejam coordenados.

Segundo a OMS, estes esforços devem envolver todos os segmentos da população mundial, passando pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento, setores públicos e privados, organizações governamentais e não governamentais, e a indústria farmacêutica, para tornar possível o desenvolvimento desta ferramenta preventiva.

É preciso lembrar que as vacinas são a forma mais eficiente e barata de intervenção para prevenir doenças infecciosas, e que os recursos gastos em seu desenvolvimento são amplamente compensados com a prevenção da doença e economia de tratamentos após a sua descoberta.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: