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Artigos de saúde

Magros e Balança: Quando Ser Magro Demais é um Problema

Assim como as pessoas obesas fazem enormes sacrifícios para emagrecer, boa parte das pessoas magras também fica de olho na balança, só que para ganhar uns quilos a mais.

A vergonha de expor o corpo faz com que as pessoas magras escolham roupas estratégicas e até procurem auxílio médico para resolverem o problema. Aqueles que recorrem a tratamentos para engordar ou emagrecer por não gostarem do próprio corpo, geralmente apresentam inibições sexuais ou se queixam de preconceito.

Antes de iniciar o tratamento é preciso saber se a pessoa é de constituição magra ou emagreceu sem motivo aparente. O emagrecimento involuntário pode ser provocado por alguma doença que ainda não se manifestou completamente.

Entre os problemas que levam à perda de peso, estão doenças infecciosas como AIDS e tuberculose, hipertireoidismo, diabete, insuficiência renal ou câncer. Há ainda a possibilidade do emagrecimento ter sido provocado por distúrbios emocionais.

O tratamento indicado para as pessoas que desejam engordar é uma dieta hiper-calórica que às vezes é difícil de ser seguida pois as pessoas magras comem para saciar a fome, nunca para compensar algum problema emocional ou gula.

O cardápio indicado não contém doces recheados, repletos de calda ou pratos gordurosos com muitos molhos. O recomendável é o aumento da ingestão de proteínas (carnes magras) e de carboidratos complexos (massas, arroz, cereais, batatas) de absorção mais lenta pelo organismo.

Os remédios caseiros, medicamentos para aumentar o apetite e fortificantes são dispensáveis no tratamento. O ideal é que os novos hábitos alimentares sejam formados sem nenhum artifício.

O aumento da massa muscular pode ser conseguido através da prática de exercícios, sempre com o acompanhamento de especialistas. Ginástica localizada e musculação acompanhada de uma dieta balanceada estabelecida por um nutricionista, podem levar a resultados bem expressivos. Algumas academias oferecem programas específicos para os que sonham com alguns quilos a mais.

Tomar as refeições mais atraentes também ajuda bastante. O ideal é se fazer as refeições em lugares calmos, livre de barulhos e odores.

A arrumação da mesa é fundamental: use louças e toalhas bonitas, sirva pratos coloridos e decorados. Inclua no cardápio sopas, sucos e mingaus. Recomenda-se ainda comer vagarosamente, mastigando bem os alimentos e consumindo maior quantidade de carnes magras e carboidratos.

Para o sucesso da dieta o horário das refeições deve ser respeitado: um dos piores inimigo do tratamento são as guloseimas.

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