Publicidade

Artigos de saúde

Ginseng Diminui a Taxa de Glicose do Sangue

Os cientistas descobriram uma nova e interessante possibilidade de tratamento da diabetes - verificaram que a popular erva ginseng diminui os níveis da glicose no sangue, quando usada juntamente com as refeições.

Apesar de não existirem evidências médicas de sua eficácia terapêutica, o uso de ervas na medicina tem aumentado consideravelmente. O ginseng , uma das mais populares ervas, tem sido considerado ao longo do tempo como útil para controlar a glicose no sangue de pacientes diabéticos.

Para verificar esta hipótese, pesquisadores do St. Michael's Hospital em Toronto, Ontario, Canadá, estudaram os efeitos do ginseng americano (Panax quinquefolius) em pacientes diabéticos de tipo 2 e não diabéticos. O estudo foi conduzido pelo Dr. Vladimir Vuksan, e os resultados foram publicados no número de 10 de abril da revista Archives of Internal Medicine.

Foram testados dez pacientes adultos não-diabéticos e 9 pacientes adultos com diabetes do tipo 2. Cada participante recebeu doses de ginseng de 3 g , 40 minutos antes de um teste com 25 g de glicose por via oral, repetindo a dose durante a ingestão da glicose. Em outras ocasiões, os participantes receberam um placebo antes e durante a ingestão da glicose. Após ingerir a glicose, a medida da glicemia foi realizada a cada quinze a 30 minutos, até se completarem 2 horas.

Os resultados diferiram entre pacientes diabéticos e não-diabéticos. Entre os não-diabéticos, não foram observadas diferenças entre a glicemia entre o ginseng e o placebo, se o ginseng era usado junto com a refeição; já o uso do ginseng em não-diabéticos 40 minutos antes de uma refeição levou a uma diminuição dos níveis da glicose no sangue.

Em pacientes portadores de diabetes de tipo 2, a diminuição da glicose em aproximadamente 20% , ocorreu tanto se o ginseng era usado antes ou durante da ingestão da glicose.

Os autores afirmam que seria prematuro fazer qualquer recomendação acerca do uso do ginseng tomando como base apenas este pequeno estudo. Eles planejam, entretanto anunciar os resultados de um estudo a longo prazo na reunião do American Diabetes Association, em junho.

Os resultados também não sugerem que as pessoas deveriam simplesmente usar o ginseng por sua própria conta para prevenir o diabetes, pois os achados necessitam de mais pesquisas para serem considerados fidedignos.

Copyright 2000 eHealth Latin America

A informação contida nesta notícia não substitui o aconselhamento médico. Sempre procure por seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou quando tiver qualquer dúvida acerca de uma condição clínica. Nenhuma das informações disponibilizadas por este Serviço tem a finalidade da realização de diagnósticos ou orientação de tratamentos. O objetivo deste Serviço é unicamente de disseminar a informação de saúde ao público em geral, e NÃO SE DESTINA A NENHUM PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: