Artigos de saúde

Uma Melhor Avaliação nos Suplementos Dietéticos

Em artigo publicado na revista Science de 17 de setembro, Steven H. Zeisel, professor de nutrição na University of North Carolina em Chapel Hill, diz os consumidores tem uma falsa impressão, ao acreditarem que como os suplementos dietéticos são naturais, eles devem ser seguros.

Em seu artigo, Zeisel propõe que os fabricantes de suplementos dietéticos sejam obrigados a demonstrar a segurança do produto. Isso significa um maior período de tempo antes que as companhias posam comercializar um novo suplemento dietético; além disso, alguns dos produtos atualmente existentes no mercado podem vir a não passar pelos testes de segurança.

" Este parece ser um custo razoável para proteger a saúde pública, " Zeisel acrescenta.

De acordo com a legislação americana, um produto cadastrado como sendo um suplemento não sofre a mesma investigação científica de um remédio ou alimento. Sem dificuldades para colocar os seus produtos no comércio, os produtos dietéticos se transformaram numa indústria de vários bilhões de dólares à partir dos anos 80.

Zeisel informa que existem casos onde o FDA americano (Food and Drug Administration) pediu a retirada do mercado de produtos de suplementos dietéticos, e cita o exemplo de produtos contendo a butirolactona depois do componente ter sido ligado a efeitos colaterais danosos, inclusive coma.

Fonte: Science Sep 17 1999: 1853-1855

Copyright © 2000 eHealth Latin America