Publicidade

Artigos de saúde

Você fuma? Cada Cigarro reduz sua vida em 11 minutos

Em uma carta publicada na revista British Medical Journal da última semana médicos da Universidade de Bristol, na Inglaterra, liderados pela Dra. Mary Shaw, procuraram medir quanto tempo de vida se perde ao fumar um único cigarro.

Para chegar a esta conclusão os autores que avaliaram causas de mortalidade conhecidas relacionadas ao tabagismo, e qual a possibilidade do fumante o atingir as diferentes idades. O cálculo feito foi somente para o sexo masculino e baseou-se na diferença da expectativa de vida entre e fumantes e não fumantes.

Tomando como fonte dos dados um estudo de Doll e colaboradores, que analisaram uma população de 34.000 médicos durante um período de 40 anos, os autores calcularam que se um homem fuma uma média de 5772 cigarros por ano, iniciando na idade de 17 anos e até a sua morte com 71 anos, ele irá consumir um total de 311.688 cigarros durante toda sua vida.

Se assumirmos que cada cigarro contribua de algum modo para sua morte, cada cigarro custou a este homem, na média, 11 minutos de vida. Este cálculo é feito uma vez que se sabe que o cigarro diminuiu o tempo de vida médio de uma pessoa em seis anos e meio.

Os autores concluem que, apesar do cálculo ser bastante simples e rude, o número obtido é importante para o mostrar o impacto de um único cigarro na vida de uma pessoa.

Fonte: BMJ 2000;320:53 ( 1 January )

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: