Publicidade

Artigos de saúde

Alergia: Saiba Como Mantê-la Sob Controle

Neste artigo:

- Introdução
- Definição cientifica

"Alergia é uma doença que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. Ela não tem cura, mas conhecendo suas formas mais comuns, seus agentes causadores, você poderá mantê-la sempre sob controle."

Introdução

Os sintomas que indicam o surgimento das alergias ou a sua presença no organismo são os resfriados constantes, espirros, coceiras, coriza, dores de cabeça e muitos outros.

Por serem tão corriqueiros, muitas vezes não presta atenção no que pode ser um sintoma de alergia ou surgimento de um processo alérgico. Esta possibilidade aumenta nos grandes centros por causa da poeira e poluição que circulam sem encontrar muita resistência. Mas as alergias têm outras fontes como alimentação, o ar, e às vezes, o simples contato com objetos.

Definição Científica

Falando desta forma, alergia é uma reação alterada do nosso organismo a algumas substâncias. Isto varia caso a caso. Não que dizer que uma determinada substância alérgica para uma pessoa possa causar a mesma reação em outra. Na verdade, este sintoma a é uma hipersensibilidade ao seu organismo a determinadas substâncias e agentes físicos.

A manifestação da alergia se dá de várias formas. Uma delas é a coceira e urticária. São conhecidas pelos médicos como dermatites de contato.

É uma alergia causada pelo contato direto com a pele. Os objetos causadores mais comuns são os: relógios com pulseiras plásticas, metal ou couro, óculos, botões de metal e elásticos de calcinhas e sutiãs. Os sintomas são, inflamação acompanhada de coceira, semelhante a uma mordida de inseto.

Vômitos, cólicas ou diarréias, podem ser reações do seu organismo contra um tipo de alimento ingerido. Os alimentos que freqüentemente provocam este tipo de reação são os camarões, condimentos, mariscos e chocolates.

Já os olhos irritados são sintomas de alergia a substâncias encontradas no ar. A secreção lacrimal é o sintoma seguinte, que provoca uma inflamação da membrana conjuntiva. Este tipo de alergia é comum diante de inversões térmicas bruscas ou devido a altos níveis de poluição.

Tosse e falta de ar são sintomas de alergia respiratória. Pode ser provocada por inúmeras substâncias, mas a mais comum é a poeira, onde se encontra o ácaro. Este sintoma desencadeia a asma brônquica.

A mudança de temperatura (quente para o frio) também pode ser um agente causador deste tipo de alergia.

Espirros constantes são reações primárias dos agentes causadores da alergia, antes que eles venham a chegar aos pulmões. Poeira, desinfetantes, inseticidas, perfumes são os mais comuns. Os espirros são produtores de muco e levam ao que chamamos de rinite alérgica.

Três tipos de alergia não são provocados por substâncias comuns. As picadas de insetos, pólen de plantas e o choque anafilático, são, os dois primeiros causadores, e o terceiro uma reação alérgica pouco comum. Este último merece uma atenção especial pois pode levar até a morte pois provoca um aumento da pressão arterial e pode levar ao desmaio. Estes sintomas são intensos e rápidos.

A melhor maneira de prevenir a alergia começa dentro de casa. Um ambiente limpo, livre de poeira e bem arejado, é um bom começo para que as pessoas possam tentar se manter longe das alergias. Para tratar o caminho é único. Identificar a causa e mantê-la longe desse agente. Desta forma, a melhor atitude é a prevenção.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.                  24 de Maio de 2004



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: