Publicidade

Artigos de saúde

A Vitamina C é Útil no Tratamento da Hipertensão Arterial

Estudos epidemiológicos mostraram no passado que o aporte de ácido ascórbico (vitamina C) através da dieta correlaciona-se inversamente com a hipertensão e com suas seqüelas clínicas.

Para comprovar esta possibilidade, pesquisadores da Boston University School of Medicine, em Boston, Estados Unidos, liderados pelo Dr. Stephen J Duffy, examinaram detalhadamente os efeitos da vitamina C na pressão sangüínea. O estudo foi publicado na revista The Lancet, de 11 de dezembro de 1999.

Pacientes portadores de hipertensão arterial, sem outras doenças, foram recrutados através de anúncios; todos tinham uma pressão diastólica superior a 90 mmHg, e que estava ou não sendo tratada. Critérios de exclusão incluíram doença coronária, diabetes mellitus, hipertensão descontrolada (pressão sangüínea diastólica >110 mm Hg), insuficiência cardíaca, e uso de antioxidantes ou estrógenos.

Após alguns cuidados (jejum noturno, parar de fumar por 24 horas, e coleta de amostras de sangue e urina), os pacientes, em 2 visitas, receberam, de maneira duplo-cega, tratamento com ácido ascórbico ou tabletes de placebo inofensivo. Foram avaliados 20 pacientes no grupo placebo e 19 no grupo de vitamina C.

Após 1 mês de tratamento, verificou-se que no grupo de vitamina C ocorreu uma diminuição da pressão arterial média de 110 para 100 mmHg, e da pressão sistólica de 155 para 142 mmHg. Estes valores foram estatisticamente significativos. Não ocorreu, entretanto, diminuição estatisticamente significativa na pressão diastólica.

Os autores concluíram que o tratamento a longo prazo com vitamina C reduz a pressão arterial, porém sendo o seu mecanismo de ação ainda indeterminado. O estudo sugere ainda que 500 mg de ácido ascórbico são úteis para o controle da pressão arterial nos pacientes com hipertensão.

Fonte: The Lancet Volume 354, Number 9195 11 December 1999.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: