Artigos de saúde

Morte Por Doenças Cardíacas é Maior às Segundas-Feiras

A Segunda-feira nunca foi um dia particularmente favorito das pessoas; um novo estudo publicado nesta semana na revista British Medical Journal pode acabar por demonstrar que também não é um bom dia para o coração.

Pesquisadores escoceses do Serviço Nacional de Saúde da Escócia e da Universidade de Glasgow, liderados pela Dra. Christine Evans, constataram que mais pessoas morrem vítimas de doenças coronárias nas segundas-feiras do que em qualquer outro dia da semana.

Os achados se basearam na análise dos dados de todas as altas e mortes hospitalares na Escócia, entre os anos de 1986 e 1995.

O aumento das mortes por doenças coronárias às segundas-feiras ocorreu tanto em homens como em mulheres. Em particular, foi encontrado um aumento de mortes de causas coronárias fora dos hospitais às segundas-feiras entre pessoas que não tinham internações prévias por doenças cardíacas. Entre essas pessoas a incidência de mortes era maior em pessoas com menos de 50 anos.

Os autores acreditam que o aumento das mortes de causas cardíacas nas segundas-feiras na Escócia se deva a um aumento no consumo de bebida alcoólica durante o fim de semana, apesar de que outros mecanismos possam vir a estar envolvidos.

Na análise geral ocorreu uma variação semanal significativa no número de mortes, com um aumento de mortes às segundas-feiras de 3,1% acima da média diária.

A análise dos subgrupos demonstrou que estes números refletiam uma variação semanal significativa entre as pessoas sem internação hospitalar prévia por causas cardíacas e que morriam fora do hospital.

Vários mecanismos potenciais já foram sugeridos para associar as doenças cardiovasculares e a morte causada pela bebida alcoólica (ou por sua retirada).

É interessante observar que pessoas com internações anteriores por doença coronária não tiveram mortalidade aumentada às segundas-feiras, provavelmente por já se encontrarem familiarizados com os sintomas de angina e procurarem atendimento médico imediato.

A possível ligação entre a bebida alcoólica e as mortes de causas coronárias tem várias implicações potencialmente importantes para a saúde pública e requer investigação adicional.

Fonte: BMJ 2000;320:218-219 (22 January)

Copyright © 2000 eHealth Latin America