Publicidade

Artigos de saúde

O Efeito Protetor do Chá Contra a Aterosclerose

O hábito de tomar chá pode ter um efeito protetor contra a aterosclerose, especialmente nas mulheres. É o que demonstra artigo publicado na revista Archives of Internal Medicine, de autoria da Dra. Johanna M. Geleijnse.

A autora, à época do trabalho da Erasmus University Medical School, em Rotterdam, Holanda (agora na Wageningen University, Holanda), e seus colaboradores, estudaram 3.454 pessoas que não eram portadoras de doença cardiovascular, para determinar a associação entre a ingestão de chá e a aterosclerose - sabe-se que o chá é uma importante fonte de flavonóides, substâncias que se acredita terem um papel preponderante na proteção contra as doenças cardiovasculares, devido à sua atividade antioxidante.

Os pesquisadores verificaram existir uma importante relação inversamente proporcional entre a presença de aterosclerose acentuada da aorta, avaliada por radiografias, e o hábito de tomar chá - as pessoas com o hábito de tomar de uma a duas xícaras de chá por dia diminuíram o seu risco de aterosclerose aórtica em 46%; aquelas que tomavam 4 xícaras ao dia, diminuíam o risco em 69%.

Foi ainda verificado que o efeito protetor foi mais evidenciado nas mulheres do que nos homens. A associação inversa entre a ingestão de chá e a presença de aterosclerose considerada leve a moderada não foi estatisticamente significativa.

Os autores observam ainda que outros fatores devem ser levados em consideração em relação à associação entre tomar chá e menor aterosclerose - por exemplo, aquelas pessoas habituadas ao consumo de chá se encontram nas camadas mais altas da sociedade, fumam menos, e tem uma dieta mais saudável, com menos gorduras e álcool.

Fonte: Arch Intern Med 1999;159:2170-2174.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: